ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

ONDE GUARDAR O DINHEIRO, NO BOLSO OU NO COFRE?


É óbvia a falta de jeito da ministra das finanças em certos discursos que faz. Mais ingenuidade, talvez, que alimenta especulações maldosas como a que o oportunismo pôs a circular no chavão “cofres cheios mas bolsos vazios”.
Foram os cofres cheios que a “revolução” encontrou, com base no que julgou poder gastar sofregamente. E gastou, até que, por uma primeira vez, da bancarrota se salvou com um resgate do FMI.
O “apertar o cinto” foi a palavra de ordem de Mário Soares, a austeridade de então que hoje os socialistas de hoje esquecem, a austeridade que obrigou a meter o socialismo na gaveta onde, parece, ficou esquecido.
Era o primeiro sinal da insustentabilidade de um socialismo que não reparte o que tem, como seria próprio da solidariedade que apregoa, mas gasta o que não consegue repor, na esperança de que “os ricos paguem a crise”!
Não leram bem o que Marx escreveu, com certeza. Não repararam no raciocínio distorcido que conduzia ao fosso cada vez maior com o qual a sociedade se repartiria entre patrões cada vez mais ricos e trabalhadores cada vez mais pobres, mas que a realidade mostra ser mais a diferença entre empresários que têm de arriscar cada vez mais e os “trabalhadores” a quem as “conquistas” garantem a segurança que é própria da condição de funcionários públicos e de que resultam estes resultados que nos deixam mais pobres e mais mal servidos.
Conforme o boletim trimestral da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, o Sector Empresarial do Estado chegou a Dezembro de 2014 com perdas de 1173 milhões de euros, valor praticamente duplo do que se diz ser necessário cortar nas pensões para equilibrar as contas da Segurança Social.
Opondo-se às privatizações que nos livrariam deste pesadelo, parece-me ser no "cofre do prejuízo" que muita gente julga preferível guardar o dinheiro!



Sem comentários:

Enviar um comentário