ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 20 de junho de 2015

A NOVA ALQUIMIA


A Grécia faz-me lembrar aquelas moças que vão à procura do emprego bom que lhes prometeram, acabam prisioneiras e não encontram maneira de saldara a dívida cada vez maior que têm para com quem as sequestra porque têm comida, precisam de vestir bem, etc etc. Por mais que trabalhem, sempre estarão em dívida.
Por isso entendo o que a Grécia deseja mas nunca conseguirá cumprindo as regras que aceitou para entrar no euro quando não tinha condições para entrar.
Não vejo que lhe reste outra alternativa senão fugir, tentar escapar ao cativeiro e passar a viver com o que tenha!
Mas será este um viver melhor?
Poderá até nem ser, mas é o modo de viver possível, sem gastar mais do que o que tem, seja o nível de vida qual for, apenas lhe restando, com trabalho, tentar melhorá-lo. Com a força do trabalho que o nível actual de civilização despreza. 
Não sei se isto é melhor ou pior do que os credores lhe propõem, mas é o modo de ser independente se independências ainda existem neste mundo globalizado que engole os menores e os mais fracos.
É o mundo que sempre tivemos que acabará, como sempre, dependente de quem tenha mais força, seja Alexandre o Grande, os mongóis, os conquistadores portugueses ou espanhois, os Estados Unidos, a Rússia, a China, a Índia ou lá quem for. Cada qual a seu tempo, porque dos fracos não reza a História.
E a Europa parece querer quedar-se no grupo dos mais fracos porque as manias das grandezas de alguns que, afinal não passam de pigmeus, não consente a união que a faria forte.
E como diz o saber de experiência feito, não se pode, ao mesmo tempo, ter sol na eira e chuva no nabal, pelo que a Europa terá de decidir-se por uma união de facto ou pela separação definitiva em que cada um procura o seu caminho.
Saída da Europa, a Grécia cairá nas mãos da Rússia que não terá para oferecer-lhe mais do que o povo russo tem. Um nível médio de vida inferior, porventura mais baixo do que aquele que a Grécia diz não aceitar.
A razão é simples. Não se pode fazer vida de rico sendo pobre, porque não há quem esteja disposto a pagar o excedente orçamental que permitirá, seja a quem for, ter o nível de vida que não pode ter.
É uma equação sem fórmula resolvente. É a esperança numa nova alquimia que nunca passará do que sempre a alquimia foi, uma esperança vã.
E isto será apenas o começo dos tormentos dos quais não há “engenharia financeira” que nos salve.


Sem comentários:

Enviar um comentário