ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

QUANDO SE ZANGAM AS COMADRES


Mal vai quando tento entender certas coisas para as quais não encontro explicações que me deixem satisfeito nem tranquilo.
Tento entender algumas atitudes de “notáveis criaturas” quando deixam os “poleiros” de onde exibiam o bel-canto que, sobretudo aos próprios, deslumbrava. Não tanto aos outros, por certo, que os criticavam e tinham a presunção de cantar melhor do que eles.
São muitas as dissonâncias que causam, as birras que fazem, as mágoas que carpem e até, por vezes, parecerão estranhos os novos caminhos que trilham que um “pentecostes” serôdio lhes terá revelado como os que os levariam à glória.
E tudo quanto defendiam agora atacam com as ideias que passaram a ser as suas e nos “convertidos” alcançam uma força em que dificilmente se não crê, até que um dia se esbatem, recolhidos num qualquer lugar confortável onde pouco convém dar nas vistas.
É a “verdade” que os guia, o sentido do dever que os move, o bem do povo e do país que lhes pedem o sacrifício que fazem ao dizer mal do que já foram.
Nem vale a pena falar dos que perdem eleições e das vantagens que vencê-las sempre trás, porque me lembro mais agora dos que dentro dos seus próprios partidos perdem privilégios ou neles não conseguem a dominância que gostariam de ter. Sim, porque para além, sobretudo para além, das disputas eleitorais entre partidos, nas quais todos acabam a participar para fazer entrega do poder que nunca tiveram, outras há bem mais duras dentro dos próprios partidos onde ferozmente se disputam lugares ao sol, situações dominantes, lugares de chefia, lugares em listas e tantas coisas em que até tirar olhos parece ser atitude que se aceita.
Por isso os partidos são mais unidos e afinados na oposição e fora dos períodos que antecedem eleições, quando todos se unem para assaltar o “castelo” que desejam retomar. Depois, a guerra é outra.
De resto e por exemplo, têm ouvido algum comentador do PS que critique o seu partido?
E se fizer a mesma pergunta relativamente ao PSD? Por exemplo também. Obviamente...


Sem comentários:

Enviar um comentário