ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

LAUDATO SI, A ENCÍCLICA DO AMBIENTE


Depois de Obama que, há poucos dias, reconheceu a urgência de dar um fim às agressões ambientais que aceleram as alterações climáticas, é agora a palavra do Papa, numa Encíclica sem precedentes, a “Laudato si” (Louvado sejas), que aponta a actividade económica do Homem como a principal causa do aquecimento global, reconhecendo a razão dos estudiosos que há muito haviam revelado esta verdade, ao mesmo tempo que culpa os que, de modo capcioso, insensato e cínico, a encobriram e até contrariaram com encomendadas falsas verdades científicas.   
Para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) esta Encíclica será um apoio precioso ao seu esforço de esclarecimento de uma perigosa realidade que a Economia, que se alimenta dos excessos que os nossos vícios provocam, desesperadamente rejeita porque será o seu fim.
Denunciando o que chama “cultura do lixo”, o Papa afirma que  "a sobriedade não se opõe ao desenvolvimento, ela tornou-se sua condição".
A sobriedade será o que pode evitar a austeridade eterna, se não mesmo o fim de uma civilização que a estupidez está a condenar.
Não passo de mais um dos que, desde há muito, luta por uma mudança de mentalidades e de hábitos que, para além das guerras sangrentas que enlutaram e enlutam a Humanidade, são causa das profundas desigualdades que a dividem entre os que têm demais e os que nada têm mas sofrerão, também, as consequências dos devaneios com que se não regalaram.
Se não sinto qualquer satisfação pela razão que, afinal, sempre tive e cada vez mais vejo confirmada, vale-me a tranquilidade de espírito dos que, desde há muito, denunciam os problemas que nos trouxeram até esta crise de meios e de valores em que vivemos.

   

Sem comentários:

Enviar um comentário