ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 27 de junho de 2015

E PILATOS LAVOU AS MÃOS …


Cristãos e não cristãos conhecem bem o episódio da condenação de Cristo, da qual Pilatos lavou as suas mãos pedindo ao povo que, entre ele e o ladrão Barrabás, tomasse a decisão sobre quem enviar para a morte.
Assim se propõe fazer Tsipras com a decisão de aceitar ou não as condições que lhe impõem para poder ter a ajuda financeira de que a Grécia urgentemente necessita.
Mas para além desta semelhança com a fraca personalidade do Governador romano da Judeia há mais de 2.000 anos, há uma questão maior que é a de se propor repetir, num referendo, a pergunta que fizera na campanha eleitoral que lhe deu uma vitória clara e fez de si Primeiro-Ministro do seu país.
Em função do mandato que lhe foi conferido, a resposta às propostas das “instituições”, às quais se recusa chamar Troika, só poderia ser NÃO pois, de outro modo, trairia os seus eleitores a quem prometeu o fim da austeridade.
Se nisso o apoiaram com uma maioria que não deixou dúvidas, que significará, de facto, o referendo que vai fazer?
O referendo que fizer só pode significar o falhanço completo do que prometeu e, por isso e independentemente do resultado que tiver, novas eleições serão a verdadeira resposta à atitude que quer tomar.
De facto, se a resposta for para aceitar, Tsipras deve renunciar ao seu cargo porque tal significará ter de gerir conforme uma política que não é a sua. Se a resposta for o “não” que a lógica faria esperar, Tsipras deverá renunciar também pela incapacidade que revelou para decidir em conformidade com o mandato que recebeu.
Seria assim se a lógica na política não fosse uma batata que antes de apodrecer grela...


Sem comentários:

Enviar um comentário