ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 13 de abril de 2014

ABRIL, FIM OU COMEÇO?

Estão quase perfeitos quarenta anos depois daqueles dias de uma revolução que teve por mérito pôr fim a um regime impróprio e desgastado e já sem capacidade para resolver os problemas cada vez mais sérios que o isolacionismo político que fomentou, lhe colocava.
Dezenas de anos se passaram desde que foi retirada a mordaça castrante de tanto mérito e criatividade que sem ela, assim se esperava, depressa se revelaria e faria sair dos fundos de muitas gavetas as obras fantásticas que ali apodreciam sem se poder mostrar ao mundo.
Esperamos há todo este tempo pela sociedade justa que a revolução prometeu.
Passou tempo bastante de liberdade para cada um poder organizar e esclarecer as suas ideias, dar a sua contribuição para um Portugal melhor e dizer, de sua justiça, o que deseja para a sua vida, para a sua comunidade, para o seu país e, por tais objectivos, lutar com lealdade, muito e continuado esforço.
Já lá vão muitos anos em que, de esperança em esperança, de ilusão em ilusão, vemos o tempo passar sem que aconteça exactamente o que julgámos natural que acontecesse sem nada fazer mais do que a implantação de um regime democrático do qual tudo seria o corolário natural e sem retrocesso possível!
Parece que não foi assim.
Agora, em vez de, simplesmente, querer mudar, é mais do que urgente fazer contas e reflectir sobre se, passado já tanto tempo, estávamos preparados para enfrentar os problemas sérios que, mais cedo ou mais tarde, se atravessariam no nosso caminho, entender se privilegiar os interesses partidários ou pessoais, como uma democracia que não se ajustou às circunstâncias consente, é o caminho certo do futuro ou se vamos ter de reconhecer que continuar pelo único caminho que a ilusão traça é viver à toa sem encarar de frente a realidade.
Parece-me mais do que necessário reconhecer que Abril, ao contrário do que muitos pensam, não foi uma conquista definitiva mas sim o começo de um caminho difícil e trabalhoso que nos conduzirá ao futuro que o esforço de todos, solidário e muito empenhado, puder merecer.

O resto, são apenas cantigas.


Sem comentários:

Enviar um comentário