ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 29 de abril de 2014

O VÓMITO!

Ainda não tinha lido o “vómito” das terças-feiras de Soares quando escrevi o meu “um canto triste por Abril”, e nele afirmei que “… a discussão responsável do futuro foi calada pelo barulho estridente do revivalismo de lutas às quais outras bem mais duras e oportunas agora fazem perder o sentido”. Não imaginava, por isso, quanto Soares me daria razão nas baboseiras que escreveu.
Mais uma vez, na sua crónica, Soares dá mostras de um entendimento obtuso da democracia que tanto diz defender. Tal como Vasco Lourenço quando afirmou que “este governo é legítimo, mas democracia não é isto…”, Soares entende ser boa prática democrática atentar contra um governo legitimamente eleito e constituído segundo as regras democráticas que ele ajudou a instituir em Portugal! E parece que certos "militares" também.
Sem outras razões para além das dores que causam ao povo os equívocos do socialismo que apregoa, mas de cujas dádivas não prescinde no salário e em outras regalias que o Estado lhe concede, Soares diz do Governo que “é fatal que seja demitido, a bem ou mal, como dizem os militares. O Governo não tem capacidade de o fazer por si próprio. Já se viu que não tem sensibilidade para isso. O que é inaceitável”.
Mas se não vejo, porque ninguém o esclarece, o que o socialismo fará para além do que lhe consente a sua ignorância da realidade em que vivemos, se Soares, tal como Seguro e seus pares nada mais prometem do que o impossível regresso ao passado, sem soluções compatíveis com os problemas da actualidade com que todo o mundo se vê confrontado, como posso levar a sério a democracia dos que apregoam a “felicidade” que, dizem, que vão devolver ao povo?
Para além de tudo isto e para além das bacoradas em que vomita disparates e insultos como quando, sem qualquer assomo de ética que qualquer ex-Presidente da República deveria ter, se refere às banalidades inúteis” que, afirma, o seu sucessor Cavaco Silva diz, o relato que faz do “colapso” que teve ao ser “abraçado por tanta gente e beijado por tantas senhoras”, faz-me lembrar aquela manifestação que, num estádio de futebol, levou Marcelo Catano a julgar-se amado pelo povo que, pouco tempo depois, o corria e lhe chamava fascista!
Em tudo o que tem escrito, Soares jamais invocou outras razões para além do “porque sim” ou do que o “povo” por si e seus correligionários instigado possa gritar em momentos de exaltação, numa prosápia de autoridade democrática que deveria refrear. Porque não é assim que se constrói o futuro. Não é lutando de um modo labrego contra quem governa, mas apresentando razões esclarecidas e colaborando para melhorar a forma de governar que se defende o povo em tempo de emergência como o que vivemos e se lhe garante um futuro melhor.

Pelo contrário, é assim que pode lançar-se o país no caos em que o povo se queimará enquanto muitos que o dizem defender, então nem por aqui ficarão para o consolar na sua desgraça.


Sem comentários:

Enviar um comentário