ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

UM CANTO TRISTE POR ABRIL

Por mil razões, não esperava das comemorações do 25 de Abril mais do que o que foram.
Num ambiente de velório carregado, choraram-se as mágoas pelo que um país fez com a liberdade que alcançou! Vivendo em democracia, que perplexidade maior pode imaginar-se? 
Terão os ressentimentos acumulados e a ganância emancipada deixado resvalar para a licenciosidade o que em liberdade e com sensatez deveria ter sido vivido?
Se, ao longo de dias e dias, tudo foi preparado para carpir mágoas, confundir razões, maldizer a governação e clamar por uma mudança que ninguém indica por onde nem como se fará, se a discussão responsável do futuro foi calada pelo barulho estridente do revivalismo de lutas às quais outras bem mais duras e oportunas agora fazem perder o sentido, se se reclamam “conquistas” que um esforço sério não consolidou, que outras sensações poderiam manifestar-se para além da frustração de um tempo vivido de costas para a realidade que o tempo, inevitavelmente, mudou?
Como será possível pensar hoje como se pensava então, acalentar os mesmos sonhos que então queríamos realizar, eleger como inimigos os alvos que já não o podem ser, usar as mesmas razões e os mesmos meios quando as circunstâncias são tão diversas e até o mundo que nos rodeia mudou?
Não sou capaz de encontrar razões para, depois de quarenta anos ao longo dos quais a realidade nos chama à razão à qual não demos ouvidos nem prestámos atenção, se atingir um desencanto tamanho e, pior do que isso, tão fortemente se revelar o desejo de recuperar o que o tempo, inapelavelmente, desfez, a não ser pelas razões de um desejo insuperável de, por outra revolução talvez, retomar o caminho das utopias que o tempo mostrou serem irrealizáveis. Ou será o caminho que conduzirá alguns ao sucesso a que o verdadeiro bem do povo jamais os conduziria?

Se tudo o que se passou nos não fizer pensar nas responsabilidades que temos para com um país com um longo passado mas cuja dimensão do futuro depende de nós, será funda a cova que abrimos para sepultar a esperança de uma independência nacional que poucos já parecem saber o que seja.


Sem comentários:

Enviar um comentário