ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 5 de abril de 2014

ILUSÃO, ESTUPIDEZ OU INGENUIDADE DELIRANTE?

Infelizmente, vejo muitas das minhas preocupações de há muito materializarem-se em provas que já não é possível ignorar. Porque, materialmente, tudo tem limites, os limites atingem-se e, como limites que são, não podem ser ultrapassados.
É o ponto atingido pelo modo de viver daquela parte da Humanidade que, economicamente, domina o mundo. O dito mundo civilizado que caiu no atoleiro em que se debate para tentar salvar os ilusórios valores que instituiu e umas quantas organizações classificam com uns cabalísticos conjuntos de letras que vão do AAA que atribuem à grandes potências económicas, até qualquer coisa a que é vulgar chamar LIXO e abaixo de lixo até, em que revê bem a maioria dos países do mundo, aqueles em que a pobreza dura domina e jamais terão a possibilidade de desfrutar dos recursos que outros desbarataram.
Depois da óbvia incapacidade de dominar uma “crise” que já mostrou não ser como as outras, ter outras consequências e não ceder aos “tratamentos” que “curaram” as anteriores, começam a surgir sinais de alarme tais que que as próprias instituições de credibilização já pensam em eliminar o nível mais elevado porque as circunstâncias o já não justificam.
Mesmo assim e apesar de outros indicadores, como os agora revelados pelo relatório do Painel Intergovernamental para as mudanças climáticas, no qual são previstas situações futuras muito preocupantes em relação às quais há que tomar sérias e urgentes providências, não vi, ainda, que os políticos, aqueles a quem compete acautelar o futuro de quem os elegeu, manifestem a menor preocupação com o que sejam os graves problemas que o futuro nos coloca, mantendo a conversa típica dos que apenas pretendem fazer crer que é como lhes convém e, deste modo, manobrar aqueles a quem deveriam ser fieis.
São degradantes as discussões na Assembleia da República, os argumentos de tantos que nela participam, reveladores de um total desconhecimento dos verdadeiros problemas que devemos enfrentar e resolver ou, quem sabe, de uma ânsia de poder ou de protagonismo que faz esquecer os direitos daqueles em nome de quem ali se sentam.
Alguém disse e muito bem, que o pior cego é o que não quer ver. Mas parece-me que mais cegos são os que continuam a conceder crédito àqueles que, persistentemente, os enganam, em seu nome têm direito a regalias incompatíveis com a pobreza extrema que muitos sofrem e se furtam aos sacrifícios que aos outros impõem.
É hora de exigir da Assembleia da República a dignidade que é própria do melhor que a sociedade pode ter, em vez de lhe consentir o ambiente revisteiro que transparece nas discussões sem sentido e que tão longe andam da realidade que deveria ser sua preocupação.


Sem comentários:

Enviar um comentário