ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

POR ONDE VAI O MUNDO OU PARA ONDE VAMOS NÓS

Afinal, somos ou não somos todos iguais? Obviamente que não somos! Nascemos iguais, em direitos e deveres, mas a vida vai mudando as coisas e cada um faz o seu caminho. E todos nos vamos tornando diferentes, acabando por ser aquilo para que nascemos ou o que nos esforçámos por ser.
São as leis da vida que acabam por criar sociedades de cujas diferenças resulta a diversidade que as equilibrará na satisfação das necessidades essenciais se cada um fizer o que sabe e lhe compete fazer com a dignidade própria de uma comunidade evoluída.
Para além de tudo, da riqueza ou da formação académica de cada um, é o civismo que define o verdadeiro nível social. Mas, em termos de civismo, as coisas não vão pelo melhor caminho nesta sociedade que se tornou permissiva, acomodada e perversa. Senão, atentem nestas duas notícias que li na imprensa de hoje:
Expulsou um aluno barulhento e levou um murro. Queixou-se à GNR e participou disciplinarmente do jovem de 15 anos. A escola, em Gondomar, remeteu-a para uma junta médica por motivos psíquicos”.
No dia 21 de Março, uma professora de Matemática da escola EB 2/3 de Fânzeres, em Gondomar, instou um aluno a sair da sala por estar a perturbar a aula. O jovem dirigiu-se-lhe, "encostou a cabeça dele" à dela, ameaçou-a com "dois estalos" e acabou por dar-lhe um murro no ombro”.

Se ainda não esquecemos aquela cena macaca da aluna que brigou com a professora que lhe confiscou o telemóvel que não podia usar durante a aula, nos lembrarmos das atitudes violentas de certos pais que enfrentam os professores que, em seu juízo, não conseguem avaliar os superiores dotes dos seus energúmenos descendentes, bem como outras atitudes demenciais que por essas escolas fora acontecem, não me surpreende que muita gente se interrogue, com preocupação, sobre a caminho que, também em termos de educação, este mundo leva.
Já, há muito tempo, um poeta nostálgico recordava
"Antigamente, a Escola era risonha e franca,
O Mestre Escola usava barba branca... "
O que escreveria ele hoje?



Sem comentários:

Enviar um comentário