ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 19 de abril de 2014

HÁ ALIMENTOS QUE FAZEM MAL À SAÚDE. MAS HÁ OUTRAS COISAS TAMBÉM…

Taxar os alimentos que fazem mal à saúde parece ser uma aposta que o Governo quer fazer. É uma proposta que, para além de render mais uns “patacos” às suas ainda débeis finanças, parece ter tudo para merecer o nosso apoio porque tanto os alimentos demasiado salgados como os muito doces são causadores de problemas de saúde que, depois, sobrecarregam o já tão debilitado Serviço Nacional de Saúde.
Seria uma medida no sentido do conhecimento geral que diz “prevenir é bem melhor do que remediar” e, por isso, uma atitude louvável para evitar o que faz mal à saúde e cria problemas num serviço que, assim, perde qualidade.
Mas se é assim, porque nos ficaremos por aqui se tanta coisa mais podemos contar no número dos erros privados evitáveis pelos quais a sociedade, já tão sobrecarregada, tem de pagar?
Por exemplo, o Código da estrada pune as manobras perigosas que, apesar disso e porque o “braço da Lei” não consegue chegar a toda a parte, continuam a acontecer vezes demais. Delas resultam consequências, por vezes gravíssimas que, depois, todos teremos de pagar! Por que deverá a sociedade pagar algumas das consequências do desrespeito da lei?
Poderia, ainda, falar de muito mais coisas com especial destaque para as questões de droga que me parecem tratadas com excessiva permissividade e sem responsabilização bastante por tantos aspectos anti-sociais que a elas se associam.
Tudo isto para dizer que me não parecem certas nem adequadas aos objectivos prosseguidos, estas iniciativas avulsas, não integradas num programa que contemple todos os aspectos preventivos de qualquer mal social e, em função deles, defina uma política.
Não me parece, de todo, que a proposta de taxar alimentos salgados e doces seja uma medida a considerar deste modo súbito que apanha desprevenidos os que os produzem, criando desajustamentos que não beneficiam a economia.

Não é com sobressaltos que se regulam as coisas… Seria uma medida pateta!


Sem comentários:

Enviar um comentário