ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

PROFECIA OU MALDIÇÃO?

"Em poucas décadas estaremos reduzidos à indigência, ou seja, à caridade de outras nações, pelo que é ridículo continuar a falar de independência nacional. … Resta o Sol, o Turismo e o servilismo de bandeja, a pobreza crónica e a emigração em massa." (Marcelo Caetano sobre o 25 de Abril)

E se recordarmos que, com um soberbo desdém, ouvimos esta “profecia” a que não prestámos atenção porque a julgámos apenas a “maldição” inútil de quem a “revolução” exilou, entenderemos que há pouco para festejar e nos espera uma penosa luta que teremos de lutar para remendar os buracos que abrimos, pagar as dívidas que fizemos e arejar as ideias que não deixámos evoluir para lá do oportunismo saloio, se quisermos conservar a liberdade que, felizmente, conseguimos e da qual uma tenebrosa PIDE sadicamente nos afastava.
É uma luta que apenas juntos seremos capazes de vencer, mas jamais ganharemos com o divisionismo e os partidarismos sectários que desmedidas ambições e iniludíveis incompetências fizeram nascer.

É este o caminho e não o da luta contra os fantasmas que jamais derrotaremos, porque os fantasmas somos nós que quisemos usufruir do que não construímos, em festas e cantigas apenas “conquistámos” ilusões e em protestos e manifestações constantes reclamamos aquilo a que, sem esforço, não podemos ter direito.


Sem comentários:

Enviar um comentário