ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

UMA PIADA DESCONCERTANTE!

É quase sempre desconcertante ouvir ex-governantes falar!
Senão, atente-se nesta preciosa afirmação de Teixeira dos Santos, o ministro das finanças de Sócrates, referindo-se ao actual Governo: "Cortaram salários e só agora descobrem gorduras do Estado".
Não nos esqueçamos de que foi Teixeira dos Santos quem governou as finanças portuguesas ao longo de muito tempo no Governo anterior, o de Sócrates, e, por isso, inscreveu nos orçamentos que fez as verbas que pagavam aquelas gorduras que o actual Governo, diz ele, apenas agora descobriu mas das quais, pelos vistos, ele nunca se apercebeu!
Francamente, esperava mais de alguém que durante vários anos viveu rodeado dessas “gorduras” com as quais se não preocupava! Tê-las-á, até, alimentado como se pode concluir de tanta coisa que fez e teve de ser, depois, alterada.
Mas por que diabo será que certas pessoas ficam candidamente amnésicas ou deliciosamente patetas quando se deixam levar por paixões sectaristas em vez de reconhecer os seus erros, mesmo os mais óbvios, e participar, como deveriam, na recuperação do seu país? Será que não conseguimos ser mais do que uma sociedade permanentemente desavinda em guerrinhas tolas de poder que nos enfraquecem e dão de nós tão má imagem?
Muita gente se lembrará daquele tempo em que todos sentíamos o país a resvalar para o abismo e o Sr Ministro Teixeira dos Santos, com ar tranquilo, pedia calma porque tudo estaria bem enquanto os juros da dívida não ultrapassassem 7%!!! Entretanto, Sócrates havia afirmado "tivemos a coragem de aumentar a dívida..." 
Agora que os juros estão já inferiores a 4%, os socialistas entendem que o país está pior do que então e que a dívida não é sustentável.
A verdade é que Portugal não teria tido necessidade de um resgate financeiro se no Governo de Sócrates e de Teixeira dos Santos os juros se encontrassem ao nível em que hoje se encontram, as finanças estivessem controladas como hoje estão e a economia crescesse como hoje cresce em vez de se reduzir como, então, se reduzia e poderíamos, calmamente, fazer as reformas indispensáveis, sem interferências alheias e como julgássemos melhor.
Parece nada saciar estes senhores que, antes, fizeram a festa e, agora, fazem a caramunha!
Independentemente dos erros também cometidos por este Governo, são, sem dúvida, muito mais graves os que o anterior cometeu e levou o país à beira da bancarrota!

Não deveria haver um pouco de pudor quando disso falam os maiores responsáveis pelo que se passou?


Sem comentários:

Enviar um comentário