ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

A LEGIONELA



A legionela é uma bactéria cujo ambiente natural é a água e que, ao alojar-se nos pulmões humanos pode causar uma pneumonia grave, não raras vezes fatal.
A legionela propaga-se nas gotículas de água que são lançadas no ar pela fonte poluidora e só causam a doença se forem respiradas, pois apenas desse modo a bactéria alcança os pulmões.
É extremamente grave em organismos já fragilizados conduzindo, por via de regra, à sua morte.
Em Portugal, há três anos, na zona de Vila Franca de Xira, aconteceu um dos maiores surtos de liegionala em todo o mundo, o terceiro maior, com mais de 300 pessoas infectadas e, pelo menos, sete mortes.
Agora, no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, outro surto de legionela acontece, o qual, diz o Senhor Ministro da Saúde, foi certamente devido a alguma falha técnica já que os equipamentos são recentes, no que é corroborado pela administração daquela unidade hospitalar.
São palavras do Ministro que “este surto não foi provocado por falta de investimento no hospital. Os equipamentos são recentes. Atribuir esta situação a uma falta de investimento no hospital não é um argumento sério. O que aconteceu foi seguramente uma falha técnica”, acrescentando, depois, que que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge está a realizar análises com vista a determinar a origem!
Afirmações tão seguras quanto à causa, chamando falhos de seriedade aos que adiantem eventuais hipóteses para ela, quando esta ainda nem sequer a verdadeira causa é conhecida, poderia merecer-me uma conjectura desagradável que, por isso, não vou adiantar.
É peremptório o Sr Ministro na afirmação de que não há faltas de investimento nas unidades hospitalares, apesar de, em algumas, a degradação própria do tempo (e de falta de cuidados, porque não) ser visível e a falta de meios, materiais e humanos, mesmo os mais necessários, ser demasiado frequente e as dívidas do SNS ultrapassarem já os mil milhões de euros!
E como se não bastasse a desgraça de mais um surto de uma doença mortífera, a polícia recolheu dois cadáveres já entregues à família, um dos quais em pleno velório, porque não tendo recebido “qualquer comunicação de óbito relacionada com esta matéria”, teve de proceder deste modo.
Porque será que quando acontecem certas “desgraças”, o governo faz estas figuras tristes de desdizer o óbvio que é a notória falta de cuidados que tem com o que mais directamente afecta o povo?
Finalmente, como também se tornou hábito, lá vem a garantia de que é preciso fazer melhor para que, no futuro, estas coisas não voltem a acontecer.
Garantia dada e, como nos incêndios deste Verão que se não repetitam (?!), podemos ficar seguros de que os surtos de legionela acabaram!


Sem comentários:

Enviar um comentário