ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

QUE MUNDO OS NOSSOS FILHOS VÃO HERDAR?



Quando a concentração de dióxido de carbono na atmosfera atinge um valor recorde que é 145% superior à que se verificava antes da era industrial, situando-se em níveis apenas registados num passado de há mais de três milhões de anos quando a temperatura era 2 a 3ºC mais elevada e o nível médio do mar era 10 a 20m superior, relativamente aos valores actuais, só pode recear-se que seja no sentido de uma situação como aquela que o aquecimento global nos conduz se o Homem não desistir das agressões ambientais que, como está provado, intensificam de modo muito sensível as alterações naturais que, sem elas, seriam muitíssimos mais lentas.
Aliás, a situação que se verifica em Portugal, cujo território se encontra em seca severa ou extrema e sem perspectivas reais de melhoria a curto prazo, corresponde à situação mais grave de uma série de anos secos que se têm verificado já neste século XXI e não deixa dúvidas de que, sem medidas globais, eficazes e urgentes, seremos um país sem condições de futuro.
Como sempre foi minha opinião, das centenas de encontros e cimeiras que há dezenas de anos se realizam por esse mundo para avaliar os riscos que a Humanidade corre, jamais resultaram as decisões que a situação reclamava e, mesmo assim, nem sequer foram cumpridas.
São prova disso as grandes potências mundiais que com elas se não comprometem ou depois as renegam.
É particularmente relevante a decisão de um pato-bravo que se tornou o presidente da maior potência mundial que decidiu denunciar o tímido, e quanto a mim ineficaz, acordo de Paris que tinha por objectivo desacelerar as alterações climáticas, precisamente quando mais duramente os seus efeitos se fazem sentir. Aliás, o espírito do “acordo de Paris” não passa de tentar que as coisas não piorem demais porque a intenção de algo fazer para conter a degradação ambiental que, ano após ano, vem piorando os problemas que enfrentamos e alguns estudiosos da questão temem já terem atingido uma situação de não retorno, essa ninguém propôs.
Mas não vejo, por esse mundo fora, quem se atreva a desistir das intenções consumistas que sustenta uma economia falhada e com fim anunciado a curto prazo.
O que será da Humanidade, não sei, mas admito que possa ter um fim igual ao de tantas outras espécies que já passaram pela Terra e desapareceram.
Dentro de poucos dias, entre 6 e 17 de Novembro, realizar-se-á em Bona, Alemanha, mais uma conferência da ONU sobre alterações climáticas. Esperemos pelas conclusões.

Sem comentários:

Enviar um comentário