ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

O QUE FOI, POR QUE FOI E COMO SERÁ JULGADO



(can stock photo)

É natural que, tão cedo, não deixemos de ouvir falar sobre uma das maiores calamidades que, alguma vez, se abateram sobre Portugal.
É natural que seja assim, porque não se esquece facilmente tanta gente que morreu, tanto território que ardeu, tantos terrores vividos nem as muitas vidas que continuam sem os entes queridos que a morte levou e sem todos os bens que perderam.
É natural que queiramos entender porque aconteceu, o que foi e não foi feito que fez com que tanta tragédia acontecesse e, porque não, quem é responsável por atitudes que tantos danos causaram.
Naturalmente, incluo-me no número daqueles que querem saber e, por isso, oiço o que se diz e acompanho, o melhor que posso, as investigações que são feitas e parecem por a nu, erros crassos, incompetências grosseiras, indiferenças criminosas e oportunismos de que só pacóvios se não dão conta.
E de tudo o que oiço e vejo, não me parecem serem de somenos importância as culpas do Primeiro Ministro pelo que fez integrado no governo dirigido por um outro sobre quem recaem, também, suspeitas de fortes comprometimentos em crimes e em atitudes impróprias de um governante.
Será de deixar passar em claro o esclarecimento pormenorizado de tudo quanto se passou e o que para ele concorreu, a troco de uma estabilidade política que não existe realmente porque disfarçam a instabilidade interesses cujas intenções ainda não descortinamos na sua totalidade?
Será uma geringonça capaz de atravessar o deserto em que as nossas vidas parecem querer se tornar?
Sou apenas um entre dez milhões de portugueses para quem deveria ser prioritário esclarecer, julgar e condenar os que geriram mal o nosso património e destruíram muitas vidas e vastas áreas do país e, por que não, colocam em risco, também, as nossas vidas e os nossos haveres pelo que possa ainda acontecer.
Por isso a minha voz não terá eco nas intenções de cada um, no julgamente que, maioritariamente, farão, num país onde o oportunismo acampou, a vontade enfraqueceu e a vergonha se esfumou no faz-de-conta em que a vida pública se tornou. 



Sem comentários:

Enviar um comentário