ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 12 de novembro de 2017

OS SEGREDOS DO NEGÓCIO



Não disfarço o nojo que sinto com o que no futebol profissional se passa. É nojo mesmo por tanta corrupção e perversidade a que parece não ser possível por termo, por mais que alguns por isso se esforcem!
Corrupção, violência, mentiras, ameaças e tantas coisas mais a que há quem chame os “segredos do negócio”, mas que qualquer vulgar bom senso condena, tem infernizado a minha vida nos últimos tempos.
Impensável é o que se passa e se vai sabendo, não apenas pelos famosos e-mail que têm sido dados a conhecer, cuja verdade jamais alguém contestou mas cuja divulgação é contestada por divulgarem “segredos de negócio”, como consta do recurso do Benfica contra a sentença do Tribunal Cível do Porto que não proibiu a sua divulgação, porque têm provocado um "enfraquecimento da ligação emocional dos adeptos" ao clube, o que se traduz em menor assistência aos jogos, menor "apetência comercial" e, consequentemente, menos receitas.
Estas queixas que mais parecem sugeridas por um completo desespero do que por qualquer razão digna de ser invocada ou qualquer réstia de inteligência recomendaria, estão bem de acordo com uma bem conhecida afirmação de que mais do que comprar bons jogadores, o que importa é colocar as pessoas certas nos lugares certos, o que não significa, portanto, colocar um defesa a ponta de lança ou vice-versa.
Parece-me ter mais a ver com os organismos e funções que regem o futebol, hoje francamente dominados por benfiquistas que, nas suas decisões, não revelam o espírito são que o desporto exige, o que não constitui segredo para ninguém.
Se os segredos são o que os tais e-mail revelam, que benfiquista sério  se pode sentir feliz com tal forma de conquistar o que o mérito desportivo não permitiria?
Tal como eu gosto que o Sporting ganhe com mérito, também os bons benfiquistas desejarão o mesmo para o seu Benfica. E este será o drama maior de um Benfica que, com as suas atitudes condenáveis, não dignifica os seus verdadeiros adeptos.
Mas parece que o governo não pensa assim. A Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e a seu IPDJ são prova disso, como o serão a “guarda de honra” de que já se viu Vieira “escoltado” na tribuna do Estádio da Luz.
Não sei o que irá acontecer por tanta coisa irregular a que as autoridades desportivas e civis fecham os olhos (ressalvo a PGR pelas investigações que tem em curso), nem imagino quem será responsabilizado pelo que possa vir a acontecer em consequência de tanto ódio que se acumula nos corações dos que se sentem roubados pela transparência que outros exigem para o futebol.
Com “autoridades” assim, resta o “seja o que Deus quiser” e depois se verá, um modo de estar tipicamente português.
Custa-me, também, o que lá por fora se diz deste estado de coisas que em qualquer país civilizado não seria consentido.


Sem comentários:

Enviar um comentário