ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

CEM ANOS DEPOIS…




A Revolução de Outubro, aquela que, há cem anos, aconteceu em Novembro num país miserável governado por um Czar que, provavelmente, nem se lembrava que o povo existia, foi o corolário lógico do estado degradado a que chegaram as condições de vida de muitos milhões de almas por cujo bem estar ninguém zelava e, por isso, caiu na mais profunda e insustentável miséria.
Não me pareceu aquilo uma revolução, mas um levantamento natural, impossível de conter por quem tinha como destino a morte numa valeta, contra um modo de vida insuportável, contra o desprezo de uma elite que, indiferente à miséria que a rodeava e vivia num mundo sem privações.
A revolução veio depois entre os que tentaram deitar a mão ao descontentamento do povo. E morreram milhões!
Ganhou Lenine e a partir daí se gerou toda uma linha de ditadores violentos que ao povo não deu melhor vida do que a que antes tivera, assumindo pessoalmente a ditadura que diziam ser a do proletariado!
O Fim da União Soviética e dos seus satélites tornou claro o “socialismo” que implantaram e gerou milhares de super-milionários que apareceram do nada e um povo com muitas carências.
O Comunismo não foi, como diziam, o caminho para o tão desejado socialismo. Não sei se porque o egoísmo humano é intransponível se porque as cadeiras do poder têm o condão de destruir as melhores intenções.
Mas continuam os iluminados que se consideram fieis depositários de um ideal que se não consumou, como o PCP, ou os que creem que era como os czares faziam que se governa bem, como faz Maduro, ou entendem ser o povo carne para canhão como pensa Kim Jong un.
E não resisto a contar aqui uma história que vem dos tempos em que o comunismo chegou quase a dominar-nos.
Um colega de trabalho, arquitecto, de profissão, era um ilustre admirador dos ditadores comunistas, com especial relevo para o vilão que dominava a Alemanha de Leste, garantia-me que o muro de Berlim existia não para evitar as fugas para o Ocidente, mas para evitar que do Ocidente entrassem para se aproveitarem das vantagens de que os habitantes a leste do muro usufruíam!
O Curioso é que estava crente do que dizia.
Há muito que me não lembrava disto, mas recordou-mo o patético discurso de Jerónimo de Sousa que me parece ter já à perna alguém que em tudo mais se parece com Cunhal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário