ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

APESAR DE DOIS, HAVERÁ TRÊS OU QUATRO?



Percorro o que se vai dizendo e não encontro um só texto que realce os feitos nem, sequer, augure um futuro fácil ao governo que quis fazer esquecer os seus mais recentes fracassos com uma cena patética de auto-elogio preparada pela Universidade de Aveiro.
A menos o Presidente da República que quer que a legislatura vá até ao fim e sem crises, todos me parecem unânimes em reconhecer que, depois de uma primeira fase em que Costa pareceu cumprir a promessa de fazer Portugal regressar à “abastança” do passado descuidado que tivera, acaba por evidenciar as suas carências de ideias e a pobreza inevitável de meios de um país não totalmente recuperado do estado de bancarrota em que outro governo socialista o deixou, o que, até há bem pouco tempo, disfarçou o melhor de que foi capaz.
E com isso convenceu muita gente de que, afinal, até um pobre pode viver como um lorde se não tiver os problemas que a austeridade lhe coloca.
Não posso esquecer o que, no momento do sucesso não eleitoral de Costa, alguém me disse da felicidade que lhe consentia a perspectiva de uma vida bem melhor, sem os “roubos” que outros lhe faziam!
Não creio que essa perspectiva ainda exista nem que haja ainda alguém que se não tenha dado conta dos malabarismos que fazem parecer que sem ovos também se fazem omoletas!
Por isso o descontentamento que tantos manifestam por não se acharem menos merecedores dos benefícios que outros já tiveram.
Curiosos foram os discursos dos “aliados” na caranguejola, nos quais se ouviram as críticas mais duras de quantas foram proferidas no Hemiciclo de S Bento, porém não bastantes para não apoiar o OE que, mesmo tão mau como dizem ser, será o que teremos.
O BE, pela voz de Mariana Mortágua, afirmou que, apesar da deslealdade do governo, mantém o seu apoio porque antes o havia prometido.
Quanto ao PCP, parece tudo ficar dito nesta frase esclarecedora do líder da sua bancada parlamentar: “não é um Orçamento do PCP, é um Orçamento do Estado do Governo PS". Acrescentando que “as partes positivas do Orçamento têm dedo do PCP, e as negativas devem-se aos espartilhos que a União Europeia impõe e que o PS se auto-impõe”. Isto para além do reconhecimento do que a todos já se tornou evidente, que o governo não toma as acções de fundo de que carece “para libertar o país daquilo que o amarra”.
Tornou-se, pois, evidente o que mantém unida a “caranguejola”.
Restam ao governo os elogios da Europa a quem nada mais interessa para além de certos números que considera indicadores fiáveis de uma governação bem sucedida, mas nada dizem de como se vive realmente neste país de opereta, nem do futuro que virá a ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário