ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ESTA CRISE ACABARÁ NO “BOOM” DA MOEDA?


Estou, por vezes, tão enfadonhamente focado naquelas dissertações complicadas dos muitos comentadores que há por aí, que mal me apercebo de que eles são, afinal, simples prestidigitadores intelectuais!
Comentam factos que apresentam como mais convém à teoria que querem formular, são rapidíssimos nos argumentos que adiantam e nas conclusões a que chegam que, assim, ficam difíceis de apreender; não vão além de razões primárias e correntes nas ideias e nos princípios que defendem e perdem-se nos jogos de poder, nas críticas do que fez assim mas devia ter feito de outro modo, de quem ganhou a quem, de quem não fez o que deveria ter feito, de quais são as ambições a curto ou a mais longo prazo deste e daquele… Enfim, vão dizendo coisas que, se não dissessem, nos não fariam falta. Uns mais moderados e calmos no modo como se exprimem, outros mais assertivos, outros nem tanto e alguns, ainda, muito nervosos, mas todos, porém, num repisar mais ou menos fantasiado que tem por objectivo merecer a nossa concordância nas teorias que apresentam ou nos teoremas que pensam haver demonstrado.
Tornaram-se moda as conversas de café televisionadas, onde caras bem conhecidas parecem divertir-se com coisas sérias.
E tudo acaba ou em variações do mesmo tema, pobrezinho e desafinado, ou em sonantes chavões de quem julga ter descoberto a pólvora, em “verdades” que já nem os mais distraídos têm facilidade em engolir.
O descrédito desta política é cada vez maior porque se enreda em discussões estéreis quando a verdade é só uma, a de que não é mais possível continuar esta vida irreal que as manobras financeiras fazem cada vez mais virtual.
Desde as trocas directas de bens e da invenção da moeda com valor próprio que permitia comprar e vender, por quantas tropelias passou a nossa vida até este ponto em que o dinheiro pretende ser tudo e, afinal, não é nada quando é produzido nas quantidades imensas que vão muito além da produção de bens que pode comprar.
Desde o “boom” da construção que deu o sinal de partida para esta crise de excessos e passando por outros nos mais diversos domínios, estaremos nós preparados para o "boom“ da moeda que, um dia, acabará perdendo todo o seu valor?

Sem comentários:

Enviar um comentário