ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

QUE SAÍDA PODEREMOS TER?


Já é mais do que evidente que não pode o Estado resolver os seus problemas financeiros a menos que harmonize as despesas e as receitas que tem. Continuar a gastar mais do que se amealha é, sempre foi, o caminho da falência, habitualmente o caminho dos descuidados que julgam que o dinheiro cai do céu.
Recordo-me bem de quando Sócrates afirmou, quando eram já muitas as vozes que clamavam contra as despesas excessivas que fazia, que “tivemos a coragem de aumentar a nossa dívida”, talvez a inspiração para os seus camaradas que, agora, dizem que Portugal apenas sairá da crise se o voltar a fazer.
É mais do que óbvio que há despesas que o Estado terá de cortar, tal como haverá receitas que terá de garantir para atingir o equilíbrio indispensável a uma vida mais tranquila.
Apesar de tudo isto compreendo as queixas dos que são atingidos pelas medidas de contenção que vão desequilibrar toda uma vida entretanto baseada em rendimentos que, de repente, desaparecem.
O que poderá fazer alguém de um momento para o outro, para evitar a hecatombe a que o condenam?
Mesmo sendo indispensável que o Estado se redimensione, depois de tantos e tantos anos em os seus meios humanos cresceram desmesuradamente, não será possível à sociedade reabsorver, num repente, os que o Estado dispensa, pelo que se manifestarão desequilíbrios que, progressivamente, se agravarão, sabe Deus até que ponto.
Como em tudo, haverá um ritmo certo para o fazer, será necessária uma formação adequada quanto ao modo de o fazer e competirá ao Estado garantir que seja assim.
De nada valerão as guerras dos sindicatos nem os escrúpulos constitucionais quando a questão é a de uma exiguidade óbvia de meios para continuar a fazer como se fazia. Mais até, este será o caminho da desgraça que não tarda a cair sobre quem não procurar, por outras vias, a forma de sair deste impasse em que caímos.
Não tenho formação de banqueiro, de jurista ou de financeiro que me permita entrar nestes despiques idiotas em que todos se estão a derrotar mutuamente, a enterrar mais no buraco que o seu esbracejar afunda. 
A minha formação é mais realista, serve-se de outros engenhos que sabem lidar com a “realidade real” que cada vez mais se afasta do irrealismo que o capitalismo criou, desse mundo virtual cujo coração bate nas “bolsas” e não na realidade da vida cujos ciclos re renovação são os ditados pela Natureza e não por monstros como a Goldman Sachs e outros que manobram os mercados a seu bel prazer como se nada mais houvesse para além dos meios financeiros que controlam.
Podem os bancos centrais emitir "moeda" a toda a hora porque, mesmo assim, não crescerão os recursos indispensáveis à vida e com os quais deveriam ter uma correspondência.
Há cada vez mais dinheiro, mas há cada vez menos bens naturais. Ao "boom" disto e daquilo que o capitalismo tem feito acontecer, não se seguirá o "boom" da "moeda" quando já nada lhe corresponder?
Porque não, em vez destes artifícios, aproveitar melhor os recursos naturais abandonados e desprezados num país onde a desertificação cresce a um ritmo assustador e atinge já dois terços do território?
Aproveitá-los não seria um melhor conselho do que emigrar? Ou será que pensam que, por outras bandas, o mundo é outro e o futuro será melhor?
Sem um novo modo de viver, em muitos lugares do mundo nunca o subdesenvolvimento desaparecerá, nós não conseguiremos viver melhor do que o mal que vivemos e os que ainda se sentem felizes em breve sentirão as agruras de uma realidade a que não vão conseguir fugir.

Sem comentários:

Enviar um comentário