ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

LISBOA, EU E O MARQUÊS DE POMBAL



Nasci bem longe daqui. Bem no meio da maior serra de Portugal.
Mas um dia, como diz uma inspirada cantiga, daquelas que as “revistas” do parque Mayer imortalizaram, tive de dizer “adeus à Terra, à linda Serra da neve a brilhar”, para poder continuar a minha formação.
Fui para a Guarda primeiro e, mais tarde, vim para Lisboa onde concluí o nível secundário no Liceu Camões. Tinha eu, então, 17 anos e o calendário dizia que haviam já passado 1951 anos desde que Cristo andou pela Terra.
Por esse tempo, Lisboa teria uma extensão que seria menos de metade da que tem agora. O Bairro Social de Alvalade e o Hospital Júlio de Matos ficavam, isolados, lá no fundo de uma avenida, a de Roma, afastados por uma extensa zona ainda sem construções.
Por estas bandas, entre a Alameda D. Afonso Henriques e a Praça de Londres, passava a maior parte do meu tempo, nas aulas, a estudar, a conviver com amigos. Distantes ficavam Odivelas, Prior Velho, Sacavém e outros muitos lugares agora integrados na continuidade urbana que é a Grande Lisboa. Eram os “fora-de-portas” rodeados por extensas hortas, os míticos lugares onde a fidalguia ia “ouvir o fado e cantar”.
Vi tudo isso transformar-se na confusão que hoje é. Desapareceram as hortas, as quintas e os pinhais e hoje mal consigo orientar-me em zonas por onde andei tantas vezes.
Mas quando nasci, em 1934, Lisboa era muito mais pequena, ainda. O sítio hoje denominado Marquês era um descampado onde alguém, um dia, resolveu erguer um pedestal, bem alto, de onde o ilustre restaurador da cidade que um violento terramoto devastou pudesse, para sempre, contemplar a sua obra.
E foram fotografias que hoje vi publicadas na internet que me trouxeram à memória tudo isto que aqui contei, pela curiosidade de aquele monumento ter, precisamente, a minha idade e me recordar que existe, nesta cidade, uma avenida que tem por nome o dia em que nasci. A Avenida 24 de Julho.
Entretanto vi construir e destruir obras enormes, cinemas, teatros, estádios, desapareceram os eléctricos onde fiz a primeira viagem por vinte centavos, apareceu o metroplitano onde viajei a primeira vez por três escudos e muitas verdadeiras obras de arte que ladeavam a Avenida da República cederam o seu lugar a edifícios enormes sem expressão arquitectónica que as faça esquecer.
O Liceu onde andei, aquele que ostenta, na sua fachada, o nome do maior poeta de língua portuguesa, foi-se degradando, arruinou-se ao ponto de apenas obras muito urgentes poderem evitar o seu fim.
Mas o Marquês já nada pode fazer…

Sem comentários:

Enviar um comentário