ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

ALTERNÂNCIA OU PLANEAR O FUTURO?



O desencontro tinha de acontecer, fosse a tsu ou outra coisa qualquer a desencadeá-lo.
Entretanto a Geringonça fez o seu caminho e cada qual tirou dela as vantagens que podia.
Os partidos de esquerda mais radical, sobretudo o BE, ganharam mais visibilidade, atraíram mais atenções e o PS apoderou-se do poder que poderá reforçar em próximas eleições se o PSD e o CDS não compreenderem, a tempo, qual é o seu papel nesta situação em que o mundo se encontra, encarando com realismo as dificuldades que o mundo, e com ele Portugal, terá de enfrentar por variadíssimas razões.
O mundo está num ponto de viragem que ou entende ou por ele é surpreendido de um modo porventura devastador.
Para que as inevitáveis mudanças não se tornem bruscas demais e, assim, nos causem maior desconforto, planear uma mudança seria a solução inteligente mas talvez impossível.
Não me parece que qualquer dos partidos existentes o possa fazer sem comprometer totalmente os seus seguidores indefectíveis que, aconteça o que acontecer, esperam da sua acção o que lhes dê uma vida economicamente melhor.
Por isso, é natural que continuem a defender os princípios que lhe são próprios e se mantenham nas suas posições características, com a alternância democrática a acontecer quando PSD ou PS dão com os burrinhos na água.
É por isto que a alternância não é solução alguma para os problemas que se aproximam.
A inteligência diria que deveria ser substituída por uma cooperação que conseguisse tornar forte o esforço enorme que cada vez é mais necessário.
É natural, pois, que ainda por algum tempo as coisas continuem a acontecer como é habitual até que sejamos obrigados a pensar.
É aqui que me vem à memória o que se passou nos Estados Unidos quando foram surpreendidos pelo satélite soviético que era a prova de um avanço notável na tecnologia espacial.
Os estados Unidos responderam constituindo três grupos de acção, o do Exército, o da Marinha e o da Força Aérea que, à vez iam mostrando, à vez, os  fracos resultados que conseguiam, até que foi criada a NASA onde se juntaram todos os esforços que, assim produziram excelentes resultados.
Também, já a Bíblia nos falara, antes, daquele ensinamento que um pai moribundo deu aos seus filhos, demonstrando-lhes, com um molho de vides, como um a um seriam facilmente vencidos e todos juntos seriam difíceis de quebrar!
A lição é bem conhecida, mas poucos a querem aprender.


Sem comentários:

Enviar um comentário