ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

INIMPUTABILIDADES ESTRANHAS



De Direito sei aquilo que os comuns mortais vão aprendendo nas suas vivências pessoais ou com o que cada vez mais ouvem dos especialistas que, em qualquer canal de TV, debitam a sua sabedoria acerca de tudo.
Ontem à noite, por exemplo, e a propósito de um foragido que, passando num carro conduzido por um outro, quase terá esvaziado o carregador de uma pistola sobre um segurança que se encontrava à porta de uma discoteca em Coimbra e, deste modo, quase deve ter transformado num peneiro, ouvi questionar a responsabilidade que o atirador teria pelo acto que praticou!
Num daqueles programas onde os tais especialistas espremem a sua douta sabedoria sobre a nossa ignorância, ouvi um deles dizer que se não pode, desde já, condenar o homem pois não sabemos se estaria sob o efeito de álcool ou de drogas, o que poderia fazer do seu acto um daqueles que se pratica quando não dominamos as nossas faculdades e, por isso, poderia ter uma pena reduzida ou, até, nem ser penalizado.
A minha cabeça começou a fervilhar com tamanho despropósito que até pode estar conforme com a lei mas que jamais entenderei, a menos que alguém tenha colocado um funil na boca do homem e por ele o fizesse beber álcool bastante para o embriagar ou alguém lhe injectasse alguma coisa que o drogasse.
A não ser assim, embebedar-se ou drogar-se é um acto consciente pelo qual quem o faça deve ser responsável pelas consequências que tiver. Se não for assim, a sociedade está louca.
Soube, depois que o “presumível” criminoso tinha cadastro e teria tomado tal atitude por vingança de qualquer coisa que antes acontecera com uma namorada ou amiga, porventura um acto próprio de um “segurança” que põe na rua da discoteca alguém cujo comportamento seja contrário às regras de convivência ou de comportamento estabelecidas.
Alguém me explica o que aquele sapiente quis dizer, de um bêbado ou de um drogado ser inimputável porque bebeu demais ou se drogou e, depois, sem ser afrontado, assassinou alguém?

Sem comentários:

Enviar um comentário