ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 28 de janeiro de 2017

MENOSPREZAR TRUMP?



Diz Pacheco Pereira, num extenso escrito sobre o novo presidente americano que “Trump quer fazer o que quer sem qualquer entrave. Não é um democrata, não é um liberal, não é um conservador, nem um fascista, nem um nacionalista, é um demagogo revolucionário, egocêntrico e autoritário, que só ouve a voz do seu próprio sucesso. E, como sucesso não lhe falta, essa voz soa-lhe bem alto. Milhões de americanos já entenderam que com Trump a resistência tem de ser imediata e constante e não pode ser complacente ou adiada. Como Trump tem com ele também muitos milhões, o ambiente político nos EUA é de cortar à faca e vai-se agravar todas as vezes que ele abrir a boca, e vai abri-la todos os dias, porque precisa de um contínuo fluxo para alimentar o seu estilo revolucionário. Menosprezem-no e pagarão um preço bem alto”.
Parece-me que os americanos com bom senso o não estão a menosprezar quando lhe manifestam o seu profundo desagrado e criticam as suas propostas que algo têm de paranóico, ao que Trump tantas vezes responde como é próprio de alguém como o Pacheco Pereira descreve, com grosserias.
Considero um verdadeiro desastre o que se passou nas eleições americanas e nunca me passou pela cabeça que alguém como Trump fosse eleito o que, a partir de certa altura me pareceu que aconteceria perante a adversária que tinha pela frente!
Os Estados Unidos estão, mesmo, divididos a meio, como o que sucedeu na guerra Norte-Sul a propósito da abolição da escravatura.
Não irão, por certo, para o campo de batalha desta vez, mas que um tipo qualquer de guerra civil se perfila… disso não tenho dúvidas.
Será que os próprios republicanos se revêem neste exemplar acabado de chauvinismo que é Trump?
Se sim, então voltarei a rir por aquela anedota que diz que “a diferença entre o olhar de um americano e de uma vaca está no olhar inteligente da vaca”!
Quando ma contaram não achei muita piada e continuo a creditar que não passa de uma anedota e prefiro pensar que os americanos serão capazes de evitar os males que uma Adminstração Trump lhes pode causar e a todo o mundo também.



Sem comentários:

Enviar um comentário