ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

TRUMP E CATARINA



Estou empenhadíssimo em ver quais serão as consequências, para a Europa, dos cortes, das denúncias de tratados e de outras decisões que Trump toma diariamente, naquela sua tara permanente de fazer a América grande outra vez.
Ainda não percebi bem o que quer dizer com isto, com a América, depois de mais de um século, a dominar a economia mundial que faz funcionar a seu favor, apropriando-se de riquezas que são de outros.
Não sei se conseguirá levar a sua avante, mas mais vale prevenir do que remediar, pois nunca se sabe o que pode sair de uma cabecinha tonta.
A Europa habituou-se, ao longo do tempo, desde a segunda guerra mundial e do plano Marshal, a que os EU sejam o seu guarda-chuva protector quando faz trovoada. O que não fazem de borla, obviamente…
Agora que Trump não parece disposto a que continue assim, são dois os caminhos possíveis para esta Europa decadente, ou reage com a força que ainda lhe resta, mostrando que o “velho continente” é capaz de renovar valores que outros desconhecem, ou dá razão a Catarina Martins, a “inspirada” líder do BE que vai dizendo que a Cimeira de Lisboa será uma boa oportunidade para denunciar o acordo!
Imaginemos que o plano da Catarina, um Portexit, acontece. Que soluções tem ela para tal? O que pensa que acontecerá depois?
Pois é, mais uma vez se prova que ninguém está contente com o que tem. Reclama, volta a reclamar, mas jamais diz o que quer nem, muito especialmente, como resolver os problemas que causariam as mudanças que propõe. E é aqui que está a verdadeira questão.
Apontam-se problemas em cima de problemas e a solução jamais deixa de ser a de descarregar fortunas em cima deles, talvez para os abafar. Pois, é tão fácil fazer dinheiro, o que a Europa nos não consente!
E a Catarina teria o seu problema resolvido! Dinheiro com fartura para podermos ter os salários mais altos do mundo, mas não sei para fazer o que.
Não seria melhor ideia avaliar o que se tem, os recursos naturais de que dispomos, o que com eles se pode fazer e ver, depois, que vida poderemos ter?
Não sei por que há quem, como a Catarina, pense que os problemas se resolvem com mais dinheiro, venha do BCE ou, depois de deixar a Europa, do Banco de Portugal.
A verdade é que nada se consegue sem cabeça e muito trabalho e não pode meio mundo continuar a pensar que sempre encontrará no outro meio quem faça o que ele não quer fazer.
Cada vez é mais visível o desconforto dos mais pobres, como é maior a decisão de participar das riquezas do mundo que, alguma vez, deixará de ser dos mais espertos para passar a ser de todos, como deve ser.
As desigualdades são cada vez maiores e tornar-se-á insustentável continuar assim.
Talvez, por isso, Trump queira fechar as fronteiras com muros e outras decisões que o desespero, um dia, derrubará com forte estrondo.
Catarina quer Portugal isolado do todo a que pertence, deixando-o à mercê sei lá de que.
Trump e Catarina, dois modos diferentes de isolar um país.


Sem comentários:

Enviar um comentário