ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

TRUMP SERÁ MESMO O NOVO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS?



À medida que se aproxima o dia da tomada de posse de Trump, o estranho ser que saiu do nada para ser Presidente dos Estados Unidos, as coisas parecem aquecer, a ponto de por em causa a sua nomeação definitiva.
O Departamento de Segurança norte-americano continua a afirmar a intereferência da Rússia nas eleições, o que Trump, naturalmente, desmente. Os argumentos envolvidos nesta questão não estão bem esclarecidos mas algumas revelações poderão acontecer entretanto.
A maioria dos americanos não votou Trump, havendo uns quantos milhões a mais que votaram noutro candidato, mas o Colégio Eleitoral foi determinante e, como já de outras vezes aconteceu, não foi a maioria dos eleitores quem escolheu.
E aqui se levanta uma das questões mais graves de momento que é a possibilidade de existirem irregularidades com, pelo menos, cinquenta membros do Colégio que não respeitarão os critérios exigidos para a ele pertencer.
Conforme noticia o Expresso, “Grupo de advogados apurou que pelo menos 50 dos 300 membros do Colégio Eleitoral desrespeitaram as regras e defende, por isso, que os seus votos devem ser anulados. Trump conseguiu bater Hillary Clinton nas presidenciais graças a uma margem de 37 grandes eleitores. Congresso dos EUA formaliza hoje a vitória eleitoral do empresário — a menos que haja objecções contra suficientes votos do Colégio”.
Mas outra grande questão se abate sobre Trump, a das suas dívidas que declarou como sendo de cerca de trezentos milhões de dólares quando, conforme apurou uma investigação do “Wall Street Journal”, o futuro líder norte-americano só declarou dívidas a entidades que controla totalmente, e não os milhares de milhões de dívida titularizada que contraiu junto de pelo menos 150 entidades financeiras, algumas das quais sob escrutínio de agências federais que Trump controlará como Presidente.
Segundo notícia do Expresso, uma delas, a Wells Fargo que emprestou novecentos milhões a Trump, “esta actualmente a enfrentar uma investigação dos reguladores federais por alegadas práticas de venda fraudulentas e outras questões”
Parece que muita água correrá, ainda, por debaixo da ponte, antes que todas estas questões fiquem esclarecidas e Trump tome, ou não, posse como Presidente dos estados Unidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário