ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

AS BOAS MÁS NOTÍCIAS



Há coisas que, perecendo boas, não serão tão boas assim.
O Primeiro Ministro anunciou o grande sucesso que foi a redução do défice que diversos estratagemas ajudaram a ficar na ordem de 2,3% do PIB, ainda que com “receitas” oportunistas que não fazem parte das práticas normais da economia.
A mim preocupa-me mais a dívida enorme que temos e continua crescente e que o défice não consegue reduzir.
Mais ainda, a balança comercial que mais se desnivela para o lado do défice, o que significa a insuficiência da nossa produção, as insuficiências do aproveitamento dos nossos recursos e a nossa tendência para o despesismo.
Se o défice fosse assim tão importante e decisivo na situação económica de um país, que haveremos de dizer daqueles países economicamente mais fortes do que Portugal e que tão frequentemente excedem o máximo fixado pela UE.
Por sua vez, o ministro da Saúde afirmou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) acabou 2016 com "o melhor saldo orçamental de sempre", cujo valor será publicano pela Direção-Geral do Orçamento na próxima semana.
Não será uma assim tão boa notícia quando as insuficiências que se verificam no SNS são objecto de críticas constantes, sejam de pessoal ou de outros meios técnicos cuja falta ou deficiente qualidade não permite dispensar os melhores cuidados.
É natural que, deste modo, o défice orçamental seja pequeno, para além de outras razões porque o investimento público em 2016 foi o mais baixo desde 1974, menos de 2% do PIB.
E quando vejo a presidente do FMI felicitar António Costa pelos resultados económicos alcançados, teria preferido que a razão de ser das felicitações fossem os resultados sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário