ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

APOCALIPSE OU UMA ENCRUZILHADA DO MUNDO?



(ruínas de Alepo, na Síria. O Apocalipse estará assim tão longe?)


Pela sua dimensão e poder, os Estados Unidos são, naturalmente, um fiel desta balança instável que é a paz no mundo. Não serão, pois, uns Estados Unidos desavindos pelas atitudes de um Presidente conflituoso e confuso que poderão manter em algum respeito este mundo inquieto.
Ainda mal fez um mês da sua presidência e já os motivos que deu para desagrado são numerosos e são cada vez mais duvidosas as políticas que adoptará em questões importantes e que as suas promessas poderão desestabilizar completamente.
Parece ter voltado atrás em algumas decisões que dizia serem definitivas, como no caso da sua relação com a Europa e com a NATO, por exemplo. Mas terá mesmo? Ele ainda não seu a conhecer as suas condições e gente como Trump não dá ponto sem nó.
Não me parecem seguras essas intensões que os seus discursos traem constantemente.
Mas os americanos dos EU escolheram-no e, agora, terão de aturá-lo ou farão o que quiserem com alguém que pensa que um país se pode governar como uma empresa de construção ou com as “habilidades” a que está habituado para gerir e fazer florescer os negócios que o fizeram multimilionário. São eles quem tem de desatar este nó ou sofreremos todos as consequências.
Por mim, estou bem mais preocupado com a Europa que, perante uma situação em que Trump, a Rússia e a China puxam dos galões e trunfos que tenham e se preparam para discutir quem domina o que no mundo, onde a Índia não é descartável e uns idiotas são capazes de causar grandes estragos, parece ser um zero à esquerda, sem voz nesta guerra de galos porque, depois de tantos anos de egoísmos fantasiosos, não foi capaz de ser um todo capaz de fazer jus ao Velho Mundo onde a Humanidade criou o que já foi o centro da Humanidade.
O que vai fazer a Europa nesta situação?
Pouco mais poderá fazer do que encostar-se ao seu “protector” desde os primórdios do século XX, que um meio louco com mania das grandezas quer que volte à grandeza que sonha mas que, porventura, nunca teve tanta assim.
Preocupa-me a ignorância de alguém que tem poderes para voltar atrás com as medidas ambientais que os cientistas nem sequer já garantem serem bastantes para reverter a queda para o abismo em que o mundo se encontra, constantemente contrariados por um “pato bravo” que vê nas suas palavras as tais manobras chinesas para enfraquecer os Estados Unidos!
E como se tudo isto não bastasse, temos milhares de europeus a preferir a aventura louca do Daesh, onde talvez pensem poderem praticar, em plenitude, o que os jogos desmiolados que oportunistas vendem aos milhões lhes desperta, o gosto por estropiar e matar, tal como por lá se faz.
Será de ler com redobrada atenção o Apocalipse, tentar entender o que ele, de facto, diz quando interpretado com o saber de agora em vez de com as fantasias da “ignorância” de outrora?
Decerto poderemos aprender alguma coisa.


Sem comentários:

Enviar um comentário