ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

POLÍTICA HIPÓCRITA



Sorrisos, apertos de mão que fazem aparentar relações magníficas entre os “irmãos” portugueses e espanhóis e, por outro lado, o que “nuestros hermanos” vão fazendo e que nos prejudica ou coloca em risco.
Não foi tão simpática a visita de Filipe VI a Portugal?
Que interessante, um Filipe!
Já aqui escrevi sobre o problema de Almaraz e não vou repetir, pois os textos estão disponíveis para leitura.
Como já o disse aqui também, nunca estivemos atentos, como devíamos para negociar os interesses conjuntos, como é o caso dos rios internacionais, deixando que os vizinhos fizessem os que lhes conviesse para, depois, levemente, protestarmos.
Sempre foi assim. E parece que continua a ser.
Há quanto tempo já sabíamos que Alamaraz estava em fim de vida útil e deveria ser desmantelada? O que fizemos para ter a certeza de que assim sucederia? Esperaríamos que os espanhóis, por sua iniciativa, fizessem o que deviam e, finalmente, acabassem com o susto contínuo que é Alamaraz, com todos os problemas que tem tido ao longo da sua vida e agora, com mais razão de ser, continuará a ter?
Mais, ainda, como é possível haver um projecto de um depósito de resíduos nucleares tão próximo da fronteira portuguesa, nas margens do maior rio ibérico, o Tejo, e só nos apercebermos disso quando tudo está pronto, incluindo licenças, para começar a construção?
Por que é anulada, unilateralmente, uma visita de engenheiros a Alamaraz, sem para isso arranjarem outra desculpa que não seja a de que os portugueses alteraram as suas intenções?
Mas parece que as intenções só poderiam ser a de verificar o estado em que Almaraz se encontra. Qual poderia ser a outra intenção, sabotar a central?
Que anda a fazer a Ordem dos Engenheiros portugueses que, e isso não me admira nada, parece adormecida perante os problemas graves que acontecem e dos quais deveria, também zelar?
Será que os conhece a fundo?
Por fim, para que serve a Europa se não intervém nestas questões entre os seus Estados, quando estão em causa normas estabelecidas e interesses de membros que podem ser lesados?
Andam todos a dormir, pela certa!
Quererá a Europa que aconteça em aqui o que sucedeu em Chernobil ou fukushima? Para não falar em outros acidentes que vão acontecendo por aí e a sorte tem evitado serem tragédias.
Além do mais, a energia produzida em centrais nucleares é a mais cara!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário