ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

OS GRANDES HOMENS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO COPÉRNICO NASCEU HÁ 544 ANOS




Em 14 de Fevereiro passado, fiz aqui referência aos 449 que passaram desde o nascimento de Galileu Galilei, por muitos considerado o pai da Ciência Moderna e que foi quem confirmou, com a utilização do telescópio, a teoria heliocentrista que Copérnico, um polaco nascido em 19 de Fevereiro de 1473, havia demonstrado matematicamente.
Pelos estudos desenvolvidos, Copérnico é considerado o pai da Astronomia moderna.
Na sua teoria, Copérnico afirmava que a Terra e os demais planetas se moviam ao redor de um ponto vizinho ao Sol que seria, assim, o verdadeiro centro do Sistema Solar.
A alternância entre dias e noites seria uma consequência do movimento que a Terra realiza sobre seu próprio eixo, denominado movimento de rotação.
Esta teoria contrariava frontalmente a teoria geocentrista que Aristóteles (mais de 300 antes de Cristo) e Ptolomeu (no seculo II depois de cristo) haviam desenvolvido e foi adoptada como uma base teológica pela Igreja Católica, assim fazendo da Terra o Centro do Universo.
Porém, já desde os tempos de Aristóteles, o grego Aristarco de Samos desenvolvia estudos sobre o heliocentrismo que não concluiu, sendo Copérnico quem, matematicamente, a demonstrou.
A Igreja, de imediato repudiou tal teoria, o que levou Copérnico a não permitir a publicação do seu trabalho antes da sua morte, resguardando-se das retaliações da Inquisição.
Assim Copérnico entrou nesta guerra de teorias, mas evitou o confronto com a Igreja, o que sucedeu, mais tarde, com Galileu.
Outros cientistas depois se envolveram nesta questão, desde Maestlin, Kepler e Isaac Newton e tornaram a teoria heliocentrista definitivamente aceite.
Mesmo assim, a Igreja Católica apenas a reconhece em 1922, apenas 12 anos antes de eu nascer!
 


Sem comentários:

Enviar um comentário