ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

CONTUDO, MOVE-SE



Galileu Galilei, considerado o pai da ciência moderna pelo seu método “empírico”, nasceu há 449 anos, em Pisa, Itália.
Cientista em vários domínios do conhecimento, nos quais produziu trabalhos notáveis, será, sobretudo, pelos seus trabalhos em astronomia e pelos problemas que lhe causaram que o seu nome é mais recordado.
Com o telescópio, do qual não é o inventor pois foi patenteado antes por Hans Lippershey, fabricante de óculos, que desenvolveu e utilizou em múltiplos trabalhos científicos de observação, entre os quais os que lhe permitiram confirmar a tese do heliocentrismo de Copérnico que contradiz o geocentrismo apadrinhado pela Igreja Católica, contrariando, assim, a concepção geral do mundo e os princípios teológicos essenciais.
Para os fundamentalistas da Igreja, estas descobertas eram perigosas.
As suas descobertas em Astronomia foram bem aceites por uns mas foram repudiadas por outros que sustentaram, até, a sua inexistência. E ainda que mais tarde rendidos à verdade de Galileu, não evitaram os problemas que veio a ter com o Santo Ofício que, apesar de o não poder desdizer cientificamente, decidiu questionar o seu relacionamento com Cesare Cremonini, um filósofo suspeito de heresia pela Inquisição.
Em 1616, a Inquisição pronunciou-se sobre a teoria heliocêntrica que ele havia confirmado cientificamente, declarando que a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo era herética e que a de que a Terra se move estava "teologicamente" errada.
Apesar das iniciativas papais para uma atitude conciliadora que não pusesse em causa, de modo tão frontal, os princípios teologicamente defendidos, Galileu acabou por ser convocado a Roma para ser julgado.
Um julgamento longo e desgastante teve profunda influência num homem doente que acabou condenado a desdizer publicamente as suas ideias, sem o que seria condenado a prisão por tempo indefinido.
Em consequência, os seus livros foram registados no Index, sendo censurados e proibidos de ler, pelo que apenas puderam ser publicados nos Países Baixos onde o Protestantismo já se havia rebelado e, por isso, sem submissão ao Santo Ofício.
À saída do tribunal que o condenou, atribui-se a Galileu a célebre frase “Contudo, ela move-se”, no que se referia à Terra que o geocentrismo considerava imóvel e o correspondia à verdade teológica de a Terra ser o centro do Universo.


Sem comentários:

Enviar um comentário