ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

ENTÃO, QUAL É A SOLUÇÃO?



Jerónimo de Sousa, líder do PCP , afirma que os últimos anos de Portugal confirmam que "o capitalismo não tem soluções para os problemas do mundo contemporâneo".
É óbvio que S Exa não lê o meu “jornal” senão saberia quantas vezes eu já nele escrevi que o capitalismo não é solução para coisa nenhuma, afirmação ainda mais abrangente do que a sua.
Aliás, a limitação temporária que põe na sua afirmação faz-me pensar que Jerónimo nunca terá lido Marx, pelo que o aconselho a ler. Porque vale a pena ler “O Capital” com muita atenção, tendo em conta a altura em que foi escrito e dando de barato os artifícios de que Marx se serviu em algumas das demonstrações que fez.
Por vezes quase é preciso ler ao contrário, mas o homem sabia o que dizia.
Seja como for, sobre os defeitos do capitalismo estamos de acordo Marx, Jerónimo e eu. Apenas nenhum de nós resolveu o problema ou os problemas que o capitalismo cria.
A solução de Marx, mostrou a História que não serve, a de Jerónimo não sei qual seja e talvez nem ele a saiba e a minha solução não passa de uma miragem que tem por base uma realidade porventura impossível, porque o Homem é como é e… pronto!
Mas há uma coisa que sempre me espantou que é a de me parecer que os anti-capitalistas não passam de capitalistas envergonhados porque nem imagino o que seriam sem o capitalismo.
Dei-me ao cuidado de dar uma vista de olhos em muitas das publicações do pós 25 de Abril que ainda conservo, para recordar o que então escreveram os que tanto se queixaram das preciosidades que a falta de liberdade fazia apodrecer no fundo de gavetas.
E, tal como ainda me parecia, não encontrei essas maravilhas nem as soluções alternativas para este capitalismo que não presta.
Mas encontrei um jornaleco que os anarquistas publicavam, creio que da iniciativa de José de Brito, ao qual chamaram “merda” e apregoavam assim na baixa de Lisboa “compre a merda da política… a política é só merda”.
Porventura é, se não consegue resolver os problemas graves que a Humanidade enfrenta por causa dos efeitos desse capitalismo que Jerónimo diz não ser capaz de resolver os problemas contemporâneos.
Preparei-me para escrever um livro, “as doenças da civilização”, no qual faria algumas sugestões a que ninguém ligaria. Mas poderia o Jerónimo escrever o seu que teria garantidas muitas leituras…
A propósito, eu não sou mesmo anarquista! Mas por este andar...


Sem comentários:

Enviar um comentário