ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

COMIDOS DE CEBOLADA?



Fiquei atónito com a notícia que hoje é difundida sobre o entendimento entre Espanha e Portugal sobre o depósito de lixo tóxico que os nossos espertos vizinhos se propõem construir junto à Central de Almaraz, uma velha infra-estrutura que deverá ser desactivada em 2020. Se for… Deveria ser para não ultrapassar o seu tempo de vida útil segundo as normas de segurança adequadas. E todos já demos conta, infelizmente, de como são graves os riscos de acidentes em centrais nucleares.
Em troca de ser informado do que Espanha se propõe fazer e de visitar as obras a executar, Portugal retirou a queixa que, na Comissão Europeia, interpôs contra Espanha.
A minha leitura do que se passou é que, mais uma vez, os portugueses demonstraram a sua perda de lucidez e de qualidade desde os tempos em que, como em Aljubarrota, se não atemorizavam com o tamanho dos outros.
E também o habilidoso Presidente Jean Claude Juncker deu uma ajuda nesta solução rápida como diz que devem ter todas as questões entre membros da União.
Ora, haverá questões simples, por isso de resolução rápida, quando justificam uma queixa formal?
Enfim, a Comissão Europeia safou-se de uma chatice e nós arranjámos um monte delas porque nem sequer faz sentido o direito de ser informado e até de fiscalizar obras de ampliação de uma central que deveria ser desactivada dentro de três anos!
Estamos de parabéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário