ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sábado, 28 de julho de 2012

A FUSÃO DE FREGUESIAS E O COBRADOR DE FRAQUE!


Tenho pena que em Portugal não consiga fazer-se uma reforma administrativa que tenha em vista os objectivos que deve ter e não esta simplista obrigação “troikiana” de eliminação de custos.
Como se tornou mais do que evidente, as exigências da Troika a Portugal, em contrapartida de empréstimo de dinheiro a juros inferiores aos do mercado, têm um caracter meramente financeiro, sem preocupações económicas e sociais. Pudera! A Troika quer de volta os dinheirinhos que emprestou, como qualquer agiota o quereria e manda-nos, regularmente, o seu “cobrador de fraque”.
Mas este é um agiota especial que não quer apenas o dinheiro. Dá indicações de onde ele deve vir. Obviamente, esta atitude deixa pouca margem de manobra, se alguma, e não deixa de ser uma intromissão humilhante em decisões que deveriam ser apenas nossas.
Curiosamente, porém, tem um mérito: obriga-nos a fazer coisas que já deveríamos ter feito há muito tempo e que, sem a sua intervenção talvez nunca fizéssemos, a par de precipitações como esta espécie de reforma administrativa que a fusão de Freguesias pretende ser.
Uma reforma administrativa não se faz a régua e esquadro como a que o PS um dia sufragou nem, tampouco, tem as razões de ser nem os inconvenientes que, então, se confrontaram e, por pequena margem, deram a vitória a um “não” que, entre outras coisas, imagine-se, prometia que com a poupança dos gastos que a “regionalização” implicaria, podiam ser aumentadas as pensões!
A um povo tão maioritariamente ingénuo (ainda bem que não sou primeiro –ministro para não ser crucificado) até uma patranha destas engana. Que se poderá dizer de outras…
A reforma administrativa é uma coisa muito séria que se decide com base em muito estudo e comparação de muitos parâmetros que determinam que ela atinja, ou não, os objectivos que não podem ser outros senão a ocupação e o desenvolvimento harmonioso do território, para um melhor aproveitamento dos seus recursos e o consequente aumento da qualidade de vida das suas populações.
Fundir agora Freguesias e mais tarde vir pedir a fusão de Concelhos para reduzir o número de autarcas e, deste modo, ter menos custos, nem sequer me parece porque sei que não é uma atitude inteligente. É a ignorância total do que uma reforma administrativa deve ser.
Aproxima-se a data em que a Troika deseja que a fusão das Freguesias esteja feita, mas a confusão, com Concelhos que não aceitam fusões, outros que as aceitam, ainda outros que foram dispensados de as fazer, dificilmente permitirá cumprir este objectivo, mesmo desta forma tão simplista e estúpida!
Quando faremos uma reforma administrativa com jeito?

Sem comentários:

Enviar um comentário