ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O TC DECLAROU INCONSTITUCIONAIS OS CORTES DE SUBSÍDIOS FEITOS PELO GOVERNO. QUE MOTIVOS TEMOS PARA FESTEJAR?


Depois da decisão do TC que declarou a inconstitucionalidade do corte dos subsídios de férias e de Natal porque descrimina os trabalhadores da fungão pública e os pensionistas em relação aos trabalhadores da actividade privada, logo houve que “embandeirasse em arco com esta “primeira derrota política de Passos Coelho”.
É evidente que o facto encheu de regozijo muita gente para quem apenas o que directamente lhe diz respeito é importante, ignorando, por completo, a globalidade do país!
Apenas se formos tolinhos podemos pensar deste modo tão limitado que sempre acaba por nos trazer surpresas indesejáveis e causar maiores incómodos do que a situação anterior causava.
Naturalmente, o governo irá substituir a verba que, por via deste chumbo, deixa de reduzir à despesa, por outras medidas que, se pensarmos apenas um bocadinho, depressa concluiremos que lhe serão mais “rentáveis” do que a anterior.
Há um compromisso sério de fazer com que as finanças públicas se voltem a regularizar e Portugal reentre nos mercados de capitais. Por isso, não podemos pensar que as coisas acabam com esta declaração de inconstitucionalidade, que a partir do próximo ano voltamos a receber os subsídios e pronto! Esta não é, de todo, razão para festejar!
Desde cedo se colocou esta possibilidade de declaração de inconstitucionalidade que levou o PR, mesmo promulgando a Lei, a chamar a atenção para ela. Era, pois, expectável que tal declaração acontecesse e, por isso, qualquer alternativa equivalente estaria já nas preocupações do governo.
O problema de 2012 está resolvido porque a decisão do TC, sem efeitos retroactivos, não impedirá os cortes previstos. O problema dos anos seguintes resolver-se-á como o novo orçamento que, por certo, incluirá as novas medidas em que os cortes dos subsídios continuarão a constar, desta vez alargados à actividade privada. A não ser assim, nem quero imaginar o que pode acontecer porque os efeitos financeiros terão de ser garantidos, sob pena de ser criada uma situação mais complicada.
A verdade é que uma vitória política, pelo menos aparente, vai trazer mais penalizações. Este foi, sem dúvida, um “bom negócio”!

Sem comentários:

Enviar um comentário