ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O MEU CORRUPTO E O TEU


Nada se consegue com facilidade e aquilo que, por sorte ou por outras artes, assim se consegue, não costuma ser muito duradouro.
São prova disso tantos casos de “gente bem sucedida” que, afinal, tem na base do seu sucesso a corrupção, a burla, o roubo e tantas outras atitudes asquerosas que não podem deixar de indignar os que tanto se esforçam para ganhar o seu dia a dia e se contentam com muitíssimo menos do que uma das suas luxuosas mansões possa valer.
Não vou aqui citar nomes dentre os muitos que, infelizmente, ao longo dos últimos tempos têm sido notícia pelas piores razões. Parece que foi preciso afastar uma certa linhagem de atores políticos para que ao de cima viessem tantas porcarias como as que já estão a ser julgadas, outras que já se conheçam mas das quais ainda apenas se sussurra o nome dos autores e outras mais que, não faltará muito tempo, se virão a conhecer.
Se tudo somarmos, faremos uma ideia do quanto todos teremos de pagar em austeridade e em impostos, por conta de tão ilustres criaturas!
São muitos, são demais os “zés ninguém” que muito depressa se tornaram “senhores” e, porque assim o pareciam, eram respeitados como merece ser todo o que tem o mérito de ser bem sucedido. Nunca ninguém questionava onde estaria o génio que tanto êxito rápido lhes granjeava ou a sorte que tanto os bafejava, como pouca gente, se alguém, ousaria pensar com que matreirices conseguiram os seus sucessos.
Mas o povo, o sábio povo que, em ditos simples, de geração em geração vai transmitindo a experiência que, ao longo de séculos, acumulou, acha estranho que “quem vende cabritos mas cabras não tem…”, como sabe que “quem não rouba nem herda, não passa…” de alguém que, como a maioria, tem de labutar dura e seriamente para viver.
Tal como outrora, hoje apontamos o dedo a este, àquele e ao outro que ontem quase endeusávamos pelos milhões que tinha mas que, afinal, eram nossos. Hoje dizemos o pior dos que, afinal, traíram a nossa confiança. Mas nunca nos culpámos de como nos deixámos distrair pelas migalhas que iam deixando cair para nos desviarem a atenção. Mais até,  há quem continue a distinguir os que agora julgamos serem criminosos pelas cores políticas que tenham, sendo quase trivial o ridículo de ouvir dizer que, afinal “o teu corrupto ainda é mais corrupto do que o meu”!
Tenho é pouca esperança que uma Justiça que não tem mostrado ser eficiente, sobretudo em casos que envolvem essa gente, faça o que deve fazer. Há sempre uma desculpa ou quem ignore qualquer coisa…
Talvez porque não impomos os nossos direitos, preferindo o comodismo que nos suga o sangue.

Sem comentários:

Enviar um comentário