ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

DEPOIS DA LUZ… (A propósito das ausências de Vitorino Nemésio e de José Hermano Saraiva)


Senti muito a falta de Vitorino Nemésio que no seu “se bem me lembro” me deixava preso ao que, no seu acentuado português dos Açores, contava com uma naturalidade difícil de igualar.
Aprendia-se um pouco de tudo com o que ele dizia e, sobretudo, ficava-se com a alma aliviada. Foi uma perda enorme quando nos deixou.
Hoje, a morte de José Hermano Saraiva é outra notícia infausta que, tal como a daquele açoriano maravilhoso, nos priva de uma “companhia” que outra não pode substituir.
Aquelas histórias da História que só ele, tão bem, sabia contar, prendiam o mais distraído dos que as escutavam. Quanto trabalho de pesquisa e de interpretação desenvolveu neste país tão carente de memória! É uma perda irreparável mesmo pensando que, como é hábito dizer-se, ninguém é insubstituível.
O imenso acervo de programas de que a RTP dispõe, quer de um quer de outro, é uma preciosidade que deveria ser aproveitada para, em horário nobre, aquele que as televisões desperdiçam com telenovelas de baixíssima qualidade na ficção e na literatura, mostrar a todo um povo que precisa de se reencontrar, como necessita de outros objectivos para além das tricas e nicas deste dia a dia sem graça.
Assim a RTP contribuiria para a educação de um povo que pouco conhece da sua maravilhosa história!
Deveria! Mas não acredito que o faça!

Sem comentários:

Enviar um comentário