ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 31 de julho de 2012

QUE FAZER NAS FÉRIAS EM TEMPO DE CRISE?


Hoje calhou, mais uma vez, escutar outro daqueles programas de antena aberta onde as pessoas podem dizer o que lhes vai na alma a propósito de um tema que lhes é proposto. Hoje pretendia-se que os participantes dissessem como ou onde iriam passar as suas férias neste tempo de austeridade, nesta época sobretudo marcada pela subtracção do subsídio de férias.
Seleccionei três respostas que vou sintetizar de memória, as quais considero representativas de atitudes distintas no modo de enfrentar e superar as dificuldades que más gestões de anteriores governos provocaram.
Uma senhora disse que, nas férias, iria fazer um cruzeiro que a levaria a diversos países, conforme o programa que elaborou e preparou ao longo do ano. Criou o gosto de viajar com os seus patrões que viajam muito, é com as informações que lhe trazem dos lugares que visitam que faz os seus planos de viagens. Após o regresso de umas férias inicia, de imediato, as poupanças que lhe permitirão viajar no ano seguinte!
Outra senhora afirmou que decidiu, com o seu marido, ir passar as férias na terra e fazerem a recuperação do que lá possuem, a casa que querem tornar mais habitável e os campos que desejam que voltem a ser produtivos. Afirmou que, tal como primeiro-ministro um dia disse, pretendem, deste modo, fazer da crise uma oportunidade.
Em terceiro lugar, um senhor respondeu, apenas, que com o roubo que este governo lhe fez do subsídio de férias, fica em casa!
Não me parece que valha a pena fazer aqui muitas considerações sobre os tipos de atitudes descritos, de alguém que não altera as suas rotinas, de alguém que cria uma oportunidade e de alguém que, simplesmente, coloca a culpa nos outros. As conclusões a tirar parecem-me óbvias mas teria muito interesse em conhecer as conclusões de outros que, como eu, gostem de reflectir sobre o que ouvem ou vêem.

Sem comentários:

Enviar um comentário