ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

“TEACHER, LEAVE THE KIDS ALONE”?


Acabei de ouvir, na Antena 1, uma entrevista com o Presidente do Tribunal de Contas, dr Oliveira Martins. Apreciei a clareza e a tranquilidade com que expôs os seus pontos de vista e, sobretudo, o modo como esclareceu algumas questões preocupantes desta vida de problemas que levamos. Não foi além do que é próprio das suas funções mas foi suficientemente claro para nos fazer sentir que as dificuldades são para enfrentar e não para contornar.
Como foi diferente daquelas algaraviadas que se ouvem em outros programas, ditos de antena aberta, nos quais, embora com a maioria por certo a dizer o que lhe vai na alma, se vê como há tanta alma confundida que não conhece as razões de ser do que vai acontecendo nem dos comportamentos que lhes são pedidos. Também nesses programas se ouvem “especialistas” que, na maioria dos casos, nada contribuem para esclarecer seja o que for, antes encaminhando as sensações para vias preconceituosas que os seus interesses políticos lhe impõem.
Num tempo em que, como tudo o indica, temos de reaprender a viver, porque um novo estilo de vida se impõe, a educação é a única via que nos pode levar a lugares seguros. E como a educação se não faz na confusão que abre caminho a desmandos dos quais todos sairemos prejudicados, melhor seria privilegiar momentos que, como o de hoje na Antena 1, deixam mais esclarecidas as questões e permitem a centelha de esperança que parece aliviar a dor.
A Rádio, a Televisão e, de um modo geral, toda a Comunicação Social, são vias de transmissão de conhecimentos que deveriam ser melhor utilizados nesta função de educar o povo, aquela função da qual há umas ainda poucas dezenas de anos se escarnecia publicamente, em ditos e canções muito aplaudidas que nos conduziram à bagunça a que chegámos.

Sem comentários:

Enviar um comentário