ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A SOLUÇÃO IMPOSSÍVEL

Enquanto existir défice aumenta a dívida pública externa; enquanto se reduzirem os rendimentos dos portugueses decrescerá a procura interna e não é de esperar que as exportações a compensem, pelo que não haverá crescimento; enquanto houver recessão decrescerá o PIB; a redução do PIB faz crescer a percentagem que corresponde ao défice e será necessária mais austeridade para a reduzir…
O que poderá fazer parar esta espiral decrescente enquanto o rendimento das famílias decrescer? Apenas um crescimento extraordinário das exportações, o que não será de esperar numa economia mal financiada e num mundo onde as dificuldades alastram a cada vez mais países, porque não parecem possíveis cortes nas despesas que permitam repor o poder de compra interno nem as reformas estruturais terão resultados oportunos para evitar o descalabro da economia nacional.
Deveria o Ministro das Finanças explicar aos portugueses por que razão o vermo-nos livres da Troika nos livrará desta fatalidade de vermos a austeridade aumentar ano após ano.
É, pois, tardio o reconhecimento do FMI de que a austeridade causa danos irrecuperáveis e incrível a desconfiança do Ministro das Finanças português quanto a este efeito que já nada permite disfarçar.
Sem outros factores, medidas e meios que, por enquanto, a Troika não consente considerar e nem o Ministro das Finanças luta para poder utilizar, não será possível recuperar a economia portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário