ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ESTÁ O CALDO ENTORNADO!

Christine Lagarde, diz que o FMI avaliou mal as consequências negativas da austeridade que, afinal, podem ser mais do triplo do que pensava que seriam; Durão Barroso afirma que Bruxelas nada tem a ver com as medidas que os governos tomam para ultrapassar a crise da dívida e o Governo diz que as medidas lhe são impostas pela Troika!
Depois dos disparates feitos que levaram a austeridade a endurecer em vez de abrandar após o primeiro ano em que apenas medidas drásticas poderiam surtir efeito, ninguém assume a responsabilidade pela situação a que se chegou, ninguém a corrige apesar de reconhecido o erro e tornou-se mais do que evidente uma baralhação completa da qual os resultados não serão nada simpáticos.
Apesar dos sinais claros que recebeu, o Governo acabou por ficar isolado do povo que governa e dos que formam a Troika que o apoia, para além de já não ter um só analista que o defenda nas medidas que toma!
O Primeiro-Ministro e o Ministro das Finanças mal aparecem e, quando o fazem, dizem coisas que nada significam, talvez porque não entendam o que está a acontecer.
Poucos dias restarão ao Primeiro-Ministro para o poder continuar a ser, a menos uma atitude qualquer que torne forte um governo tonto e às aranhas com a tarefa que, já disso nos apercebemos, não sabe realizar.
Mas não pretendo dizer, com isto, que os críticos do governo o saibam. Infelizmente. E isto está a ser a origem de uma onde de contestação que nem precisa de razões claras para se propagar e tornar maior.
Afinal o que significa o acordo feito com a Troika, no qual foram impostas medidas de austeridade às quais alguém chegou a chamar punitivas? Mas punitivas de quem? Só poderia ser do povo que, afinal, foi induzido  em erros grosseiros por aqueles que, agora, gozam a vida onde bem lhes apetece ou se mantêm em lugares políticos que espreitam a governação!
Afinal, as medidas de austeridade punem quem?
Por outro lado, Portugal tem sido apontado como o “bom aluno” que está no bom caminho que é, agora, aquele que uns reconhecem ser mau e outros dizem não ser da sua responsabilidade. Esqueceram Christine Lagarde e Durão Barroso o que antes haviam dito ou o que significaram as inspecções periódicas da Troika a as suas “aprovações” dos resultados das medidas aplicadas?
O Orçamento de Estado que o Governo aprovou numa maratona à boa maneira do PREC, quando os Concelhos de Ministros duravam eternidades, não contém qualquer solução que não seja, realmente, fazer-nos empobrecer. Pior do que isso, fazer-nos entrar numa crise sem precedentes da qual vamos sair muito mal tratados.
Eu havia entendido o termo “empobrecer” que o Primeiro-Ministro utilizou como uma referência a termos de viver uma vida com menos dinheiro mas, mesmo assim, com a qualidade que a evolução em muitos domínios nos permitiria. Teríamos de abdicar dos excessos, quer públicos quer privados, haveria que acabar com tantos desperdícios a que a leviandade pública e de cada um haviam dado lugar, teríamos de ser trabalhadores e empreendedores, enfim, teríamos de conquistar com dedicação e com trabalho duro aquilo que julgámos ter conquistado com revoluções, reivindicações, manifestações e greves!
Agora está o caldo entornado. Mas parece que ninguém se dispõe a limpar o que sujou.

Sem comentários:

Enviar um comentário