ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

TARDE DEMAIS PARA SALVAR O PAÍS?


Se bem entendi, Passos Coelho fez, no primeiro dia de discussão do orçamento, uma afirmação clara de que o que era possível cortar na despesa tinha chegado ao fim. Penso que se referia aos cortes significativos, com peso decisivo no orçamento e não àqueles que, apesar de o não terem, manda o bom senso e a equidade que sejam feitos, também.
A partir daqui, apenas uma reestruturação profunda do Estado permitirá ir mais longe nos cortes na despesa que evite mais aumentos de impostos, o que, naturalmente, exige consensos fortes e decididos nos representantes do povo na Assembleia da República. Por isso, Passos Coelho os pediu.
É uma situação grave que precisa de rápido esclarecimento e de rápida solução, sem o que não parece que o país possa evitar o caos financeiro e social que tudo faz temer.
Sempre tenho procurado ser objectivo nas análises que aqui deixo e, nesta altura, a crítica a fazer será sobre o momento em que de tal facto o governo se dá conta. Não teria sido possível que de tal se tivesse apercebido mais cedo? Não tenho modo de o saber porque a organização do Estado não é uma coisa muito clara, mais parecendo um labirinto onde, ao longo de muito tempo, se foram implantando organismos diversos, alguns dos quais quase passam despercebidos nas razões da sua existência e, até, na sua inutilidade.
Ao pedido do Primeiro Ministro respondeu o líder do PS com a inacreditável atitude de a considerar resultante do desnorte do governo,  de a considerar tardia e, por isso, inaceitável!
Francamente, que poderá dizer-se desta nega na participação no esforço para evitar piores males a este povo já tão causticado por duras medidas? Não será isto colocar os próprios interesses acima dos interesses do país? É, sem qualquer dúvida.
Depois, como diversas vezes já aqui referi, há imposições legais que não permitem alterações no que a Constituição considera “direitos” ou “princípios” intocáveis, ainda que as circunstâncias claramente mostrem que não são adequadas às potencialidades do país para suportar os custos do que a Constituição consagra mas não paga.
Na impossibilidade de adaptar a realidade à Constituição, terá de ser esta adaptada à realidade. Por mais que a todos nos custe.
Mas muito mais custará se o não fizermos.
Então, por muito que custe ao PS que jamais deveria esquecer a culpa que lhe cabe no drama que o país vive, a resposta de Seguro deveria ser MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA em vez de dizer tarde demais!

Sem comentários:

Enviar um comentário