ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ORÇAMENTO DE ESTADO 20 13. O QUE VEM AÍ?

Quanto a mais austeridade, um temor que não há modo de sair do nosso dia-a-dia, aquilo que já podemos saber, e não é tudo, faz-nos pensar em como será duro de passar o próximo ano. Decerto bem pior do que este está a ser.
Não pensava eu que tivesse de ser assim, que tivesse de ser ir tão longe no “apertar do cinto”, nas falências e no desemprego, ainda que soubesse que bastante dureza seria inevitável.
Escrevi, há bastante tempo já que, apesar da mudança de modo de viver que as circunstâncias naturais mostram ser inevitável, esta “economia” esgotada iria tentar sobreviver o mais que pudesse, daria mais umas umbigadas para tentar resistir a um destino fatal e os economistas tudo fariam para que esta fosse mais uma crise que se ultrapassaria com umas quantas receitas que algum Keynes, Friedman ou outro laureado qualquer tenham, em tempos, prescrito. Mas a cada dia é mais evidente que todas as receitas falham e que nem a desvalorização da moeda na já segunda maior economia mundial, a China, nem as injecções maciças e ilimitadas de dinheiro na primeira, os Estados Unidos, evitam o caminho para a recessão global que, tudo o indica, acabará por dominar o planeta, o que, aliás, um mero raciocínio físico não fazia difícil de prever, também.
Aqui em Portugal onde, na sua pequenez territorial, mesmo assim tão mal aproveitada, as coisas deveriam ser mais simples de resolver, deixámo-nos encantar por projectos megalómanos que “nos deixariam muito bem colocados na partida para um crescimento económico imparável”, a leviandade fez-nos cair numa situação de dependência humilhante por dívidas que nem todo o rendimento nacional de um ano inteiro consegue pagar.
Quando do logro nos demos conta, era urgente afastar do poder os que nos colocaram nesta medonha situação e foram afastados; era justificada a esperança num novo governos que tudo fizesse para dela nos livrar, e tivemos esperança; eram inevitáveis medidas duras de austeridade num país que gastou demais e elas foram aplicadas; era de esperar o ”redimensionamento” do Estado esbanjador e ultra benemérito que permitisse poupar recursos escassos, mas tal não aconteceu; era natural que reagíssemos a mais medidas de austeridade que um mau trabalho do governo não permitiu evitar e reagimos; eram de prever novas medidas de austeridade e elas estão a chegar! Faltam já poucos dias para sabermos quais.
E o rosário continuará se, muito rapidamente, não tomarmos consciência de que o mundo está diferente e, por isso, antigas receitas deixaram de resultar e de que da riqueza enorme que julgávamos possuir apenas pouco mais do que cotão nos resta no fundo dos bolsos. Por isso, não poremos fim ao rosário se nos não convencermos de que o Estado Social não é um maná que sempre tem de cair do Céu quando é preciso e, por isso, nos não dispensa do esforço pessoal do qual nunca poderá ser mais do que um complemento. E mais continuará se não regressarmos à iniciativa e ao trabalho que a maioria de nós trocou por empregos que julgou seguros e com direitos que jamais alguém nos poderia retirar.
Sinto a frustração de uma esperança que não vi concretizada e vivo o temor de um futuro que não sei o que nos reserva, tantos me parecem os disparates que por aí se fazem.
Muito cuidado com o que seja feito, com a crise que poassa acontecer, porque as consequências serão terríveis.
Mas que é necessário que nos manifestemos... isso é! 

Sem comentários:

Enviar um comentário