ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

UM NINHO DE VESPAS


O parlamentarismo clássico está ultrapassado e desadequado às circunstâncias actuais, tal como a “democracia do confronto” em que se baseia deixou de ser a mais própria para resolver os problemas que são cada vez maiores, mais complexos e não se resolvem com ideologias ou crenças populistas, sejam elas quais forem.
Jamais algum partido político respeita o princípio, implícito no ideal democrático, de que o povo escolhe uma maioria e que o governo por ela formado será o governo de todos. Nenhum partido respeita este princípio porque a guerra da disputa do poder começa logo no dia a seguir às eleições, sendo um estado de confronto permanente e não de solidariedade e de cooperação o que se instala e não permite avançar com projectos de longo prazo, com reformas estruturais ou seja com o que for e, muito menos, dá tempo para estudar os problemas e para eles encontrar a melhor solução. São sempre soluções de inspiração oportunista ou de recurso as que acabam por ser adoptadas, longe das que a os problemas reais reclamam.
Com o tempo da fartura também passou o tempo das soluções de curto prazo, as únicas de que a democracia tradicional é capaz. Hoje, com o que cada vez melhor sabemos, a Humanidade necessita de soluções de fundo, de longo prazo que o confronto permanente jamais permitirá.
O dia de amanhã deixou de ser o que mais interessa quando é o futuro que está em causa numa sociedade que vai acumulando problemas que a “política” finge estar preocupada em resolver mas não resolve porque lhe não convém resolver ou porque as forças que a controlam lho não consentem. E, deste modo, os problemas crescem, ficam mais difíceis de resolver. Em consequência, o futuro será mais difícil.
A discussão do OE 2013, em curso na AR é uma prova autenticada do que acabo de dizer. É um campo de batalha aquele plenário onde se cospem ferozes acusações em vez de se procurarem melhores soluções para um orçamento que todos afirmam poder ser melhorado!
É nítida a não existência das alternativas que todos dizem possuir para tirar o país da crise e, até mesmo, quando é chegada a hora de assumir o empenhamento que seja proposto para participar em melhores soluções, logo é rejeitado com desculpas que apenas fazem sentido numa guerra pelo poder e nunca numa campanha para salvar o país e dar mais conforto a tanta gente que dele cada vez mais necessita!
Em vez da colmeia de trabalhadoras abelhas que nos ofertariam o seu mel, a Assembleia da República tornou-se um ninho de vespas que cada vez nos espeta mais fundo o ferrão doloroso desta austeridade sem fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário