ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

segunda-feira, 17 de março de 2014

AS ESCADAS DE SÃO BENTO E OS IDEAIS DE ABRIL

Todos querem subi-las alguma vez, custe o que custar. De preferência em pose de gente importante. E não pensem que são de rosas as batalhas que se travam na luta por um lugarzinho naquele hemiciclo onde é permitido dizer o que a boa educação não consente, o que a inteligência impediria que fosse dito e tanta gente se trava de razões por motivos que aos interesses e necessidades do país vezes demais não correspondem.
Mas se assim não puder ser, força-se a subida nas “manifestações pacíficas” que os sindicalistas organizam. Não para que os trabalhadores manifestem o seu desagrado por isto ou por aquilo ou reclamem a justiça que lhes é devida, porque ninguém lhes disse a verdade das intenções, mas para que, assim mal informados e convencidos de que tudo é para seu bem, se constituam no pedestal em que os seus mentores exibem a força com que reclamam a sua quota parte do poder.
E quando leio que um dirigente sindicalista afirma que “falta cumprir Abril”, um chavão requentado dos que nem me parece que saibam o que tal signifique, vem-me à lembrança uma conversa que tive com o já quase esquecido Almirante Pinheiro de Azevedo, pouco depois daquela sessão da Assembleia da República para aprovação da Constituição saída da Revolução e onde, como membro do seu gabinete, estive presente.
Disse-me ele que os primeiros quarenta anos seriam para a poeira assentar, satisfazer a sofreguidão e a vaidade dos que se tinham apoderado do poder, aprender com os muitos erros que se praticariam, fazer nascer uma autêntica classe política e, depois, talvez aprendêssemos que democracia não é um conjunto de regras e de normas com soluções para tudo mas uma vivência de princípios sociais de que a solidariedade e o trabalho são a essência.
Não me falou o Velho Almirante das perversões a que a “liberdade” poderia dar lugar, da corrupção que se poderia instalar e tão difícil é de erradicar nem das “conquistas” que alguns, oportunisticamente, iriam alcançar.
Apenas me disse que, depois da “festa”, iríamos ter uma democracia autêntica com uma Constituição que, mesmo não sendo “a mais avançada do mundo” como se dizia ser aquela acabada de aprovar, seria a de que o país precisaria para que os ideais puros de Abril se cumprissem.
Quarenta anos já passaram. Mas muita poeira continua no ar, muita ganância por satisfazer, muita bazófia por esgotar, muito disparate por corrigir e muito pouca paciência para esperar mais tempo por promessas que ninguém cumpre.
Afinal, por onde andam os ideais de Abril?


Sem comentários:

Enviar um comentário