ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

terça-feira, 18 de março de 2014

O QUE É QUE JÁ DEU O QUE TINHA A DAR?

Parece que Mário Soares já não consegue ver para além da salinha onde se senta e escreve, por certo de janelas fechadas que evitam as correntes de ar mas que, também, quebram os ecos do mundo onde as coisas se passam de um modo muito diferente daquilo que, no seu delírio de sonho, ele imagina.
Esqueceu, obviamente, as razões por que, em tempos de dificuldades, meteu o “socialismo na gaveta” e nem faz ideia das voltas e reviravoltas que o mundo deu desde então e que tão diferente o fazem daquele que conheceu.
Não lhe bastaram as aventuras mal sucedidas em campanhas para isto e para aquilo e lhe deviam ter feito reparar que o seu tempo de político activo já passou, como as críticas que os seus escritos suscitam lhe deveriam fazer ver que o seu tempo de "mentalizador" acabou também.
Ignora as tragédias da “esquerda” que, em vez de se repensar e encontrar as soluções que o mundo de hoje necessita, se desfaz em cacos que os ventos espalham por um enorme espaço vazio de ideias e de soluções e nem imagina, sequer, os sarilhos graves em que se meteu o “capitalismo” para o qual o seu “socialismo” não encontrou, afinal, qualquer alternativa.
Parece nem saber, sequer, do que se passa um pouco por toda a Europa e também onde, com o seu amigo Mitterand, sonhava com as delícias de um mundo encantado que Le Pen parece querer, agora, destruir.
Continua fã do voluntarismo que tudo resolvia quando os bolsos estavam cheios e, por isso, não sabe lidar com os problemas que o “cotão” que restou não consegue resolver.
Mas Soares, sem soluções alternativas para as políticas que critica, continua a julgar-se a voz do povo e fala por ele quando diz “o povo não pode ouvir mais – nem ver – este Governo inepto e sem vergonha e o Presidente, porque ambos estão a concorrer para a desgraça de Portugal…”, esquecendo, nas suas conjecturas serôdias, que não são as dores da cura que matam o doente, mas sim os excessos que cometeu e o levaram a adoecer.
E na decrepitude a que vidas longas, mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente dão lugar, dá uma dimensão senil aos chavões que podem até fazer empolgar multidões mas, como a História o demonstra, não são capazes de gerar as soluções de que o mundo necessita, como estes de que lança mão na sua última crónica “a Direita já deu o que tinha a dar… “Demitam-se! Está na hora, está na hora, de o Governo ir embora!”
Não me agrada ver a ruína na casa dos outros, sobretudo quando a minha, também um dia, começará a estremecer. Mas, então e se for caso disso, eu gostaria que me não deixassem fazer estas figuras…  


Sem comentários:

Enviar um comentário