ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 5 de março de 2014

SAÍDA À IRLANDESA?

O modo de sair deste processo de tutela financeira que está a ser o “resgate” a que os excessos do passado nos conduziram, tem sido motivo de confronto no combate ridículo e prejudicial para todos nós, em que o PS enfrenta o Governo. Se este diz assim logo o outro diz assado, como se as difíceis decisões que numa situação complicada como a que vivemos há que tomar, o pudessem ser pelo processo de moeda ao ar ou em jeito de birra!
Mas, sobretudo agora, quando o Governo afirma que uma decisão apenas será tomada mais tarde e, nem sequer, descarta a possibilidade de um programa cautelar, o PS que antes defendera tal programa, diz, agora, que uma saída não “limpa” será a prova definitiva do falhanço das políticas adoptadas.
Isto eu não considero discussão política séria. Tampouco a considero discussão porque não passa de oportunismo político que vai tomando a forma que, nas circunstâncias, mais convier.
É esta falta de rigor do PS que me faz recear o futuro que ele, muito provavelmente, vai gerir se ganhar as próximas eleições legislativas, sem cuidar de olhar em volta para compreender as cambiantes que devem condicionar as decisões que, a não ser assim, serão fatalmente erradas.
A propósito da “saída à irlandesa” que, para o PS, é prova inequívoca de sucesso, achei muito interessante registar aqui o que o Jornal de Notícias dá hoje conta sobre o que se passa com as economias europeias. A notícia publicada começa assim “A Comissão Europeia colocou, esta quarta-feira, a Irlanda sob vigilância reforçada devido a desequilíbrios macroeconómicos excessivos verificados no país que acabou de sair do programa de assistência da troika”.
Mais adianta a notícia que “A CE apontou esta quarta-feira, no âmbito do "mecanismo de alerta de desequilíbrios macroeconómicos", 17 Estados-membros cuja situação merece "análise aprofundada": Alemanha, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Suécia e Reino Unido”.
Isto, a par do que diz o FMI que não exclui a necessidade de novas medidas de austeridade porque “a crise ainda não terminou”, leva a crer que têm razão os que dizem não se tratar de uma crise mas de um fim de ciclo na economia mundial, o que, naturalmente, exigirá outros tipos de atitudes e de intervenções.
Além do mais, começa a quebrar-se o frágil verniz com que têm tentado fazer-nos crer que a paz no mundo seria duradoura!


Sem comentários:

Enviar um comentário