ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

domingo, 9 de março de 2014

E ABRI A BOCA DE ESPANTO!

Recordo-me bem da equipa de “volei” dos meus tempos de estudante do Técnico, a eterna campeã que fazia do fair-play uma característica que, aos poucos, as outras equipas também foram praticando.
Naqueles toques ligeiros quase impossíveis de detectar, o jogador era o primeiro a acusá-lo, impedindo que o árbitro cometesse um natural erro de avaliação que beneficiaria a sua equipa. Aquela prática jamais impediu que o Técnico vencesse os seus jogos e fosse campeão quase ao longo de duas décadas. Penso, até, que o efeito seria o contrário…
Depois vi perder esse hábito próprio do desporto e vi nascer o seu contrário, a arte de enganar o árbitro, um hábito de enganar que se treina como algo que faz parte da estratégia para vencer.
As faltas bem “arrancadas”, “oportunas” ou, até, “inteligentes” como por vezes são chamadas, fazem agora parte da arte de jogar nos desportos de equipa, com gestos estudados e reclamações que procuram tirar proveito de qualquer dificuldade de visão de quem observa os lances, se o fizer com a imparcialidade, o que também é raro de acontecer.
Vemos a falta manhosa ou oportuna constantemente, fazendo parte das atitudes normais em jogos que, pela falta de fair-play que o "desporto" abandonou, são dele autênticas aberrações!
Foi, por tudo isto que, com verdadeiro espanto, li a notícia de que o atleta Aaron Hunt, jogador do Werder Bremen, disse ao árbitro que não tinha sofrido falta, depois deste ter assinalado grande penalidade a favor da sua equipa. Um verdadeiro espanto esta atitude que não impediu a sua equipa de vencer o jogo!
Gostaria de voltar a ver tais atitudes com que me habituei no desporto da Escola onde estudei. Mas não me restam dúvidas de que as não verei mais.
Por isso, para além das classificações reais, há quem organize as que seriam se erros grosseiros não fossem praticados. Uma verdadeira paródia do desporto que deixou de ser escola de Homens para se tornar na arte de ganhar a qualquer preço.
Enfim, gostava de ver o “sistema” desfeito para que voltasse a haver desporto.


Sem comentários:

Enviar um comentário