ACORDO ORTOGRÁFICO

O autor dos textos deste jornal declara que NÃO aderiu ao Acordo Ortográfico e, por isso, continua a adoptar o anterior modo de escrever.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

AFINAL O QUE É A DITADURA?

Seria natural, com tantos anos de “democracia” como de “ditadura”, eu saber, sem qualquer margem para dúvidas, o que é uma coisa e a outra. Mas a realidade está sempre a surpreender-me e, por isso, a colocar-me dúvidas que muito me dão que pensar.
Recordo-me de, naqueles tempos em que falar demais tinha os seus custos, se contar a anedota de um menino que, aproveitando a ocasião do almoço para falar com o pai, faz a pergunta: - ó pai, o que é a ditadura? Pelo que o pai, entre surpreendido e preocupado, de imediato lhe ordena: - come e cala-te!
Lembro-me, também, do que li a propósito das reflexões de Aristóteles sobre as vantagens e os inconvenientes dos diversos regimes políticos, das quais concluiu depender das circunstância e, sobretudo, da intenção de quem detém o poder. Enfim, uma retórica longa que não é minha intenção retomar aqui.
Poderia lembrar-me, também, da "ditadura do proletariado" que, para alguns, seria o máximo expoente da liberdade. E de muito mais me poderia lembrar, até de como a "alternância democrática" por vezes mais me parece uma sucessão de pequenas ditaduras... Sei lá.
Mas do muito que, sobre o assunto, já reflecti, julgava eu já saber qualquer coisa quando, uma vez mais fui surpreendido, desta vez pela sugestão para aderir à página “você já está em uma ditadura e nem percebeu”.
Talvez a estrutura da frase me tenha despertado a curiosidade e levado a abrir a página para tentar saber do que, afinal, se tratava.
Em sub-título li “chegou a ditadura a Portugal”.
Nas observações para quem pense pedir a adesão à página, pois trata-se de um “grupo fechado”, radica o meu maior espanto:
“PUBLICAR TUDO QUE SEJA CONTRA O GOVERNO
TODOS OS MEMBROS QUE ESTEJAM CONTRA OS PRINCÍPIOS DO GRUPO SERÃO CONVIDADOS A SAIR SE NÃO QUISEREM SAIR DE LIVRE VONTADE SERÃO BANIDOS DO GRUPO E BLOQUEADOS”

Mas que raio será a ditadura?!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário